SENASP apresenta projeto de compartilhamentos de dados e valorização dos policiais, em Curitiba 05/11/2020 - 20:28
A valorização dos profissionais da segurança pública, além de plataformas de compartilhamento de dados criminais, foram os temas abordados, nesta quinta-feira (05/11), nas câmaras temáticas do Senasp Itinerante Sul, promovido Ministério da Justiça. Cerca de 50 agentes das forças de segurança, estaduais e municipais, do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, acompanharam as apresentações que ocorreram durante o evento que acontece esta semana em Curitiba, capital do Paraná.
No primeiro momento, policiais civis, militares e científicos, além de bombeiros e representantes de guardas municipais, puderam conhecer, um pouco mais de perto, os projetos de plataformas de trocas de dados idealizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Durante a apresentação, o coordenador geral de gestão e integração de informações da Senasp, Vanderlei José Silva Junior, explicou que uma das ferramentas é direcionada aos profissionais da segurança pública que precisam ter acesso a dados à nível nacional.
“Boletins de ocorrência e de veículos com visualização de alerta, são alguns dos dados já disponibilizados. Com o compartilhamento integrado, buscamos a aproximação dos estados da região. Queremos integrar dados e devolver, em ferramentas, aos estados, dados com valores, ou seja, integrados com dados de outros estados, que os entes federados achem interessante para melhorarem o seu trabalho de segurança pública, para reduzirem os índices de criminalidade", explicou Vanderlei.
Na ocasião, os profissionais das instituições públicas de segurança do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, ainda puderem discutir outras ideias objetivando uma troca de informações e dados, a nível estadual e nacional. “O nosso objetivo é fornecer um serviço de qualidade para que o policial possa exercer sua atividade de forma mais célere e com o máximo de informações. Entretanto, quem ganha com isso é cidadão que vai poder contar com serviços cada vez mais otimizados, com maiores recursos e com um retorno muito mais efetivo ao combate à criminalidade”, destacou o coordenador de implantação do Sinesp da Diretoria de Gestão de Integração da Senasp, Rafael Rodrigues.
Já a segunda câmara temática, ministrada pelo diretor da Segurança Pública da Senasp, coronel Nelson Gonçalves de Souza, trouxe à tona a reflexão e projetos da secretaria nacional sobre a valorização dos profissionais da segurança. “Quando falamos de valorização ou do profissional da segurança pública, é preciso entender do que estamos falando, o que estamos chamando de valorização profissional. Podemos entender isso de diversas maneiras, diversas áreas, mas, para a SENASP, estamos falando de um conjunto de ações voltadas à dignidade, proteção, realização e reconhecimento profissional e pessoal dos agentes de segurança pública. Entendemos que não pode ser de outro modo”, declarou o coronel.
Uma das pessoas que participou dessa câmara temática, foi a chefe do Recursos Humanos da Polícia Civil do Paraná, Daniele Seriguele. Para ela, valorizar as pessoas que dedicam suas vidas à segurança pública, é benéfico à sociedade como um todo.
“A gente discutir de maneira integrada e, assim, poder proporcionar melhores condições ao servidor da segurança pública, com melhorias nos locais de trabalho e atendimento a familiares e às suas demandas, reflete, principalmente, na questão da saúde mental. Todas essas coisas são importantes para que o profissional esteja bem, possa desempenhar um bom trabalho e, assim, atender a população da melhor maneira possível, que o nosso trabalho e objetivo”, disse Seriguele.
Quem também participou da troca de ideias nas câmaras temáticas foi a tenente da Polícia Militar de Pernambuco, Maria Margarida Magalhães Correia de Melo, que atualmente serve no Ministério da Justiça. Para ela, discutir assuntos que envolvem, além da segurança pública, a comunidade, foi o diferencial das apresentações. “Eu tive a oportunidade de estar à frente da Polícia Comunitária do meu estado, então já pude ver de perto o quanto o policial estar bem consigo mesmo, e próximo da população, faz uma diferença fundamental no combate à criminalidade”, relatou.
CONTINUAÇÃO - Na sexta-feira (06/11), último dia do evento Senasp Itinerante Sul, duas câmaras temáticas ainda devem acontecer. Cartilhas de emendas parlamentares e geointeligência na segurança pública, são os assuntos que serão apresentados.
O SENASP ITINERANTE SUL - Secretários estaduais e representantes de órgãos da segurança pública dos três estados da região Sul participam até sexta-feira (06), em Curitiba, do Senasp Itinerante. O evento aberto na última quarta-feira (04) pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, tem como objetivo debater ações e boas práticas futuras para a área.