Profissionais de saúde mental que atuarão no Programa Prumos visitam instituições da Segurança Pública 30/11/2020 - 18:54

Os profissionais da área de saúde mental que atuarão no projeto Prumos, um programa de atendimento e atenção psicossocial aos servidores das forças de segurança estaduais e suas famílias, fizeram visitas técnicas nas instituições que compõem a Secretaria da Segurança do Paraná (Sesp) na última sexta-feira (27/11). As visitações, que foram parte da integração dos novos servidores, aconteceram em unidades da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Departamento Penitenciário, de Curitiba e de outras 19 cidades de diversas regiões do estado, as quais receberão o programa.

O objetivo do programa de atenção Prumos é possibilitar que profissionais da área da saúde possam atender policiais militares e civis, bombeiros, agentes penitenciários, peritos oficiais, além se seus familiares, em todo o Paraná. No total, são 57 psicólogos, 15 especialistas e 13 assistentes sociais, contratados por meio de processo seletivo simplificado (PSS). Além da capital, 19 cidades, em diversas regiões do Paraná, receberão o projeto.

“Se o profissional da segurança pública está bem, ele consegue prestar um serviço de qualidade para a população. O trabalho diário exige muito dele, com a participação em atividades de grande risco, e isso faz com que o profissional acumule tensão, e precise ter acesso a profissionais que possam ajudá-lo”, destacou o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares.

Os trabalhos da Sesp, os objetivos do programa, os métodos de trabalhos, e o sigilo do profissional, foram alguns dos temas abordados no treinamento dos Prumos, além das visitas técnicas. “Alguns profissionais de saúde mental podem nunca ter tido contato com servidores que atuam na Segurança Pública. Como é um trabalho muito específico, é essencial que eles conheçam o seu público porque ele tem características um pouco diferenciadas, por conta da complexidade de suas funções”, explicou a assessora de Assessoria de Projetos da Sesp e membro do Programa Prumos, Tatiana Dallastra, que acompanhou as visitas nas instituições de Curitiba.

“Os profissionais da saúde mental, contratatos para trabalhar no Programa Prumos, foram acolhidos pelos servidores da Segurança Pública durante as visitas técnicas, os quais poderão, em um futuro breve, serem seus pacientes. Então, já foi um contato importante para ambos os lados”, completou Tatiana.

Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Lapa, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória, foram as demais cidades paranaenses onde houve visitação dos profissionais de saúde mental nas instituições de Segurança Pública. Essas também são as primeiras regiões que serão atendidas pelo Programa Prumos.

NA PRÁTICA -  A psicóloga Debora Dutra Otoni Pereira, veio de Belo Horizonte (MG) para trabalhar no programa de saúde mental da Secretaria da Segurança Pública do Paraná. Para ela, as visitas nas unidades da Sesp foi de extrema importância para a iniciação dos trabalhos no programa Prumos.

“Eu acredito que isso é de grande valor para o trabalho que nós vamos desenvolver, para que nos sensibilize no sentido de entender os postos e os locais de trabalho, as pressões e as situação e que eles venham a nos colocar. Então, as visitas nos ajudaram muito no entendimento do tipo de situações que os servidores da Segurança Pública lidam”, contou a psicóloga.

Para a assistente social, que também atuará do programa Prumos, Generci Terezinha Tosatti, o diferencial das visitas técnicas foi proporcionar aos profissionais da saúde mental o primeiro contato com os agentes de Segurança Pública. “Nas visitas podemos identificar as formas de trabalho, que são as mais variadas, porque cada instituição tem a sua missão e forma de trabalhar, mas todos trabalham sob pressão, por isso será importante nossa intervenção”, destacou.

GALERIA DE IMAGENS