Polícia Penal promove palestra para conscientizar servidores sobre conduta veicular e segurança no trânsito 22/05/2024 - 16:22

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) iniciou, nesta terça-feira (21), a campanha “365 dias de Maio Amarelo”, cuja intenção é promover mais segurança no trânsito durante as operações policiais nas vias públicas. A iniciativa é realizada através do Programa de Saúde do Servidor da Polícia Penal e do Núcleo de Instrução Veicular, equipe diretamente vinculada à Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen).

Durante o mês da campanha, são realizadas palestras, workshops, atividades nas escolas, blitz educativas, entre outras iniciativas, com o objetivo de sensibilizar motoristas, pedestres e ciclistas sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito.

Nesta semana, foi realizada uma palestra na sede administrativa da PPPR, em Curitiba, com os servidores da instituição visando estipular padrões de segurança no uso de viaturas. Os policiais penais instrutores do Núcleo de Instrução Veicular, Paulo Munhoz, Leonardo Casais, Anderson Medina e Jorge Almeida ministraram a palestra.

“O trabalho que o Núcleo de Instrução Veicular realiza é muito importante. Essa campanha serve para conscientizar e tornar o trânsito um local seguro para todos”, destaca o diretor-geral da PPPR, Reginaldo Peixoto.

A diretora da Espen, Josiane Scremim, destaca que esta demanda vem de uma iniciativa da Sesp, junto a Secretaria de Saúde (SESA), para ações alusivas à campanha mundial de prevenção a acidentes de trânsito. “A imagem da PPPR é amplamente divulgada a todo momento nas ruas. Estas iniciativas visam conscientizar nossos servidores para a segurança nas operações e também a construir uma conduta exemplar no trânsito”, afirma.

PREPARO DO EFETIVO - Para garantir um trabalho eficaz em suas operações, a PPPR promove constantemente capacitações práticas que promovem a ambientação do servidor aos veículos. Essas ações permitem uma experiência sensorial que possibilita o entendimento de conceitos de dirigibilidade, manobrabilidade e reações do veículo, proporcionando ao policial penal conhecimento sobre os limites do veículo com exercícios de simulação de ambiente de stress.

GALERIA DE IMAGENS