Polícia Científica do Paraná apresenta panorama do efetivo, investimentos e entregas em reunião com o secretário de segurança 14/11/2025 - 16:55
Polícia Científica do Paraná apresenta panorama do efetivo, investimentos e entregas em reunião com o secretário de segurança
A nova direção-geral da Polícia Científica do Paraná (PCIPR) participou nesta sexta-feira (14) da primeira reunião institucional com o secretário estadual da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, após a troca de comando da instituição. O encontro marcou a apresentação oficial da diretoria e trouxe um panorama detalhado sobre o efetivo, os investimentos em andamento e as entregas previstas para os próximos anos.
“A Polícia Científica tem papel fundamental na qualidade das investigações e na entrega de respostas à sociedade. Por isso, estamos construindo uma instituição ainda mais preparada, com efetivo e investimentos estratégicos que vão fortalecer a capacidade operacional do Estado e elevar ainda mais o nível dos serviços prestados à população”, afirmou o secretário da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira.
Durante a reunião, a gestão apresentou o quadro atual da instituição, que hoje conta com 856 servidores — sendo 551 peritos oficiais criminais e 305 técnicos de perícia — e destacou o avanço na recomposição do efetivo. Em 2024, foram incorporados 136 técnicos e, em 2025, foram 221 novas contratações, incluindo 151 peritos e 70 técnicos. Para 2026, a projeção é da entrada de novos profissionais, reforçando a capacidade operacional e a presença da Polícia Científica em todo o Estado.
“Estamos iniciando um novo ciclo e este alinhamento é fundamental para avançarmos com planejamento e responsabilidade. Pretendemos dar continuidade ao bom trabalho que já estava sendo feito, pautado pela valorização das equipes e pelo compromisso com um serviço cada vez mais qualificado”, afirma o diretor-geral da PCIPR Ciro José Cardoso Pimenta.
A direção também detalhou os investimentos programados para 2025, que totalizam R$ 54,6 milhões. Os recursos sustentam um amplo plano de modernização, incluindo aquisição de equipamentos de alta tecnologia, renovação de viaturas e ampliação da infraestrutura laboratorial. Entre as entregas já concluídas neste ano estão 300 pistolas Glock G17, 50 freezers científicos e dois sistemas LC-qTOF destinados aos laboratórios de Química e Toxicologia, além da implantação de soluções avançadas para data center e ferramentas especializadas para extração de dados de dispositivos móveis.
Também foram apresentadas as entregas previstas para março de 2026, que incluem comparadores balísticos, microscópio eletrônico de varredura, espectrômetros, sistemas automatizados para análise de DNA, cromatógrafos (utilizado para analisar, identificar ou separar os componentes de uma mistura), equipamentos de detecção de elementos químicos e viaturas — entre elas caminhonetes blindadas, vans de transporte de corpos, furgões e veículos 4x4.
NOVA DIRETORIA — Além da Direção-Geral, exercida por Pimenta, a estrutura conta também com a Corregedoria, ocupada por Joice Malakoski; a Direção Administrativa, sob responsabilidade de Tatiane Wolf; e a Direção Operacional, dirigida por Leonel Letnar Jr. No nível de assessoramento, integra a composição o Gabinete, chefiado por Leandro Lima. No nível de apoio especializado, estão a Divisão Administrativa, coordenada por Daniel Preti, e a Divisão de Tecnologia, liderada por Marcio Vilanova. Já no nível de execução encontram-se a Divisão Operacional, sob comando de Rodrigo Rocha, e a Divisão de Custódia de Vestígios, dirigida por Beatriz Rossi.










