Pesquisa da Segurança Pública 2025 completa dois terços das entrevistas nesta semana 01/10/2025 - 17:23

Até o final desta semana, dois terços (66%) da Pesquisa da Segurança Pública Paraná 2025 estarão concluídas. Dos 12 mil domicílios paranaenses sorteados para as consultas, cerca de 8 mil já responderam aos questionários aplicados por entrevistadores da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp).
O objetivo é compreender a percepção da segurança dos cidadãos em suas ruas, bairros e cidades dos 87 municípios que a pesquisa está cobrindo. Nesta semana, a pesquisa percorre Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Curitiba, Dois Vizinhos, Piraquara, Campo Magro, Pinhais e São José dos Pinhais.
Um dos focos é a subnotificação de crimes e os motivos que levam as pessoas a não relatarem à polícia os delitos de que elas tenham sido vítimas. “Com os dados que estamos levantando teremos subsídios para um diagnóstico preciso para a construção de políticas públicas que garantam aos paranaense respostas cada vez mais eficientes ”, afirma o chefe do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Sesp, que coordena o projeto, tenente-coronel Cláudio Todisco.
Dados que vão além dos registros policiais oficiais serão levados em conta para elaborar políticas públicas cada vez mais eficientes. Perguntas sobre a presença policial, de equipamentos públicos e dos cuidados com a manutenção da rede elétrica, por exemplo, embasam o levantamento. O conteúdo foi formulado seguindo rígidos critérios de metodologia científica. Todos os entrevistadores estão uniformizados com coletes azuis da Sesp e crachás com QR Codes de identificação com suas credenciais.
A equipe que vai a campo é sempre orientada a se apresentar nas sedes da Polícia Militar do Paraná (PMPR) dos municípios. O projeto é liderado pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) da Sesp com o apoio do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais informações sobre identificação dos entrevistadores podem ser conferidas pelo link https://www.seguranca.pr.gov.br/Pesquisa-de-vitimizacao-pr-2025