Pesquisa Sesp percorre estado para compreender percepção de segurança dos paranaenses 21/08/2025 - 13:02

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) está percorrendo 87 municípios para ouvir os paranaenses sobre a percepção deles em relação à segurança no estado. A Pesquisa de Segurança Pública 2025 passa nesta semana pelos municípios de Guaíra, Laranjeiras do Sul, Foz do Iguaçu e Céu Azul, além de bairros de Curitiba. 

A Sesp quer levantar informações que vão além dos registros policiais oficiais e compreender melhor a realidade da população para formular políticas públicas específicas. Ao todo, 12 mil moradores serão ouvidos até o final do ano. A pasta do Governo do Estado do Paraná quer ser modelo para outras secretarias do país no mapeamento do crime. Os entrevistadores estão uniformizados com coletes e identificados com crachás que contém um QR Code com suas credenciais. Eles estão orientados a se apresentar nas sedes da Polícia Militar do Paraná (PMPR) antes de iniciar os trabalhos de campo nos municípios. A duração da pesquisa, que começou em 24 de julho, é de quatro meses.

As entrevistas, nas áreas rurais e urbanas dos municípios, abordam questões como quantos paranaenses já foram vítimas de furtos, roubos e agressões, tanto como se estes crimes foram denunciados à polícia. A pesquisa também irá compreender os motivos das subnotificações para traçar estratégias de acordo com as necessidades de cada localidade.

“Os dados levantados vão subsidiar a formulação de políticas públicas específicas para diferentes localidades. Um trabalho sequencial para que os policiais saibam o comportamento do crime em cada região”, explica o chefe do CAPE, tenente coronel Cláudio Todisco, a Sesp quer ser um modelo para outras secretarias do país no mapeamento do crime. 

O projeto é encabeçado pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatísticas (CAPE) da SESP, com o apoio do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), da Universidade Federal de Minas Gerais. 

A Pesquisa de Segurança Pública 2025 pode ser conferida em tempo real pelo link https://www.seguranca.pr.gov.br/Pesquisa-de-vitimizacao-pr-2025 na página da Secretaria da Segurança Pública do Paraná. A página contém também todas as informações da identificação dos entrevistadores. A divulgação dos resultados está prevista para 2026. O último levantamento paranaense similar a este aconteceu há mais de 20 anos apenas em Curitiba e Foz do Iguaçu.

GALERIA DE IMAGENS