PMPR atende mais de 5.950 pessoas através da Operação Maria da Penha 03/10/2022 - 14:17

A Polícia Militar do Paraná promoveu atividades de combate ao feminicídio e à violência doméstica e familiar, em 82 municípios paranaenses, durante a 2ª edição da Operação Maria da Penha, que aconteceu entre 29 de agosto e 29 de setembro deste ano. A ação atendeu mais de 5.950 pessoas e faz parte de uma operação integrada, que ocorreu em todo território nacional, sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o apoio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH).
No Paraná, um dos objetivos da ação foi a interiorização da Patrulha Maria da Penha (PMP), deslocando policiais militares especializados no atendimento às mulheres vítimas de violência para municípios menores ou mais distantes da capital, a fim de reforçar o atendimento mais qualificado às vítimas. Durante o período, agentes especializados executaram atividades preventivas e repressivas, como a fiscalização de medidas protetivas de urgência (MPU), ações integradas com as unidades policiais locais e atendimento aos chamados recebidos via 190, a fim de garantir maior segurança às mulheres paranaenses.
Ao final da operação, os policiais haviam atendido mais de 5.950 pessoas, em 82 municípios paranaenses, através de 79 eventos de palestras e panfletagens com instruções sobre o tema. Além das ações de orientação, a Polícia Militar também atuou de forma repressiva, realizando 57 atendimentos por descumprimento de medida protetiva de urgência e o acolhendo 438 vítimas, das quais 103 foram encaminhadas para outros órgãos de atendimento especializado.
A primeira edição da Operação Maria da Penha ocorreu entre agosto e setembro de 2021 e teve resultados positivos no combate e na conscientização sobre violência contra a mulher. Seu sucesso destacou também a importância da atuação das Polícias Militares no enfrentamento ao problema e foi um estímulo para a realização da 2ª edição.