PM aborda caminhão na fila do Porto de Paranaguá e apreende de mais de 270 quilos de pasta base de cocaína avaliados em R$7 milhões 18/09/2021 - 14:54

A Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 9° Batalhão da Polícia Militar (9°BPM), apreendeu 274 quilos de pasta base de cocaína que estavam em um caminhão na fila para acesso ao Porto de Paranaguá, na madrugada deste sábado (18/09). O 9° Batalhão estima o valor da droga em cerca de R$ 7 milhões. A interceptação do tráfico internacional foi possível graças a denúncias anônimas.

Segundo as informações do Comandante de Policiamento da Unidade (CPU) do 9°BPM, aspirante Vinicius Szlanda, uma denúncia repassada ao Setor de Inteligência do Batalhão apontava que uma grande quantidade de cocaína estaria em um caminhão que iria descarregar no Terminal de Contêineres do Porto. A partir disso, as ações de inteligência começaram até que o caminhão fosse abordado com apoio da ROTAM.

"Os policiais militares acompanharam a carreta e viram que entrou na fila para acessar o Terminal e solicitaram apoio da ROTAM para efetuar a abordagem; com certeza a droga seria enviada à algum outro país já que estava na fila do Porto", disse o aspirante.

A droga estava em sete malas de viagem dentro da cabine do caminhão. De acordo com o Comandante da ROTAM, tenente Guilherme Stelle, os policiais militares se aproximaram do veículo para fazer a abordagem em momento oportuno. "Quando os policiais retiraram as malas é que verificamos a grande quantidade de pasta base que seria levada para o exterior", detalha.

Segundo o aspirante Islande, o resultado da ocorrência é uma resposta da Corporação contra o crime organizado. "Esta apreensão causou um grande prejuízo ao tráfico internacional de drogas e demonstra a capacidade da PM de combater esse tipo de crime", disse.


DENÚNCIA - O tenente Stelle explicou que a apreensão foi possível graças à participação da população com a denúncia. "Agradecemos as pessoas que denunciam pelo Disque Denúncia 181, pois as informações chegam ao Setor de Inteligência, as verificações são feitas e, com isso, impedimos que cargas de droga como essa cheguem ao destino em algum país", disse.

GALERIA DE IMAGENS