PCPR participa de blitz educativa em alusão ao Maio Amarelo na Capital 20/05/2025 - 17:02

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou nesta terça-feira (20), de uma blitz educativa em alusão ao Maio Amarelo, iniciativa que busca alertar e conscientizar sobre o número de mortes e feridos em acidentes de trânsito. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), aconteceu no bairro Cristo Rei, na Capital.
Durante a atividade, agentes da PCPR atuaram em conjunto com o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) para orientar pedestres e moradores sobre os riscos associados aos pontos cegos dos ônibus biarticulados, especialmente nas canaletas exclusivas.
A PCPR também explicou aos transeuntes que a canaleta costuma transmitir uma falsa sensação de segurança por apresentar menor fluxo de veículos. No entanto, essa condição pode aumentar a gravidade de colisões, especialmente quando há a presença de ônibus em movimento ou viaturas em deslocamento.
A orientação é para que os ciclistas evitem circular pela canaleta e que pedestres aguardem a saída completa dos ônibus antes de atravessar.
Ao passarem pela região na qual a ação acontecia, os pedestres também foram alertados sobre os pontos cegos laterais, traseiros e frontais dos veículos de grande porte, mostrando que mesmo com a atenção dos motoristas, há limitações de visibilidade que dificultam a identificação de pessoas muito próximas aos ônibus.
A prática conhecida como “rabeira”, quando ciclistas seguem muito próximos à traseira dos ônibus, também foi mencionada como fator de risco. A nova legislação municipal prevê penalidades para coibir essa conduta.
A atividade integra uma série de ações preventivas previstas ao longo do mês, com o objetivo de reduzir ocorrências de trânsito por meio da orientação direta à população.
EDUCAÇÃO – A Polícia Civil ressalta que a educação é um dos caminhos mais consistentes para a redução dos sinistros de trânsito. Esse processo deve ser contínuo e envolver a participação da família, das escolas, das empresas e do poder público, promovendo a formação de cidadãos e condutores mais conscientes e responsáveis.
DENÚNCIAS - A população também pode colaborar denunciando condutas criminosas nas vias. As denúncias podem ser feitas, de forma anônima, pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.