Missão Paraná III: operação integrada prende 12 pessoas em Guarapuava 04/11/2025 - 10:12
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e a Polícia Penal do Paraná (PPPR) prenderam 12 pessoas nesta terça-feira (4) durante uma operação integrada no bairro Concórdia, em Guarapuava, na região Central do Estado. A ação faz parte da Missão Paraná III e teve como objetivo combater o tráfico de drogas, a receptação de produtos furtados e reforçar a presença do Estado na comunidade.
Desde as primeiras horas da manhã, as equipes das forças de segurança cumpriram 45 mandados de busca e apreensão. A operação contou com apoio aéreo de helicópteros da PCPR e da PMPR, além do emprego de cães de faro treinados para localizar drogas, armas e munições. A PPPR participou com equipes especializadas na fiscalização de pessoas monitoradas eletronicamente.
As equipes apreenderam cinco armas de fogo e três simulacros. Porções de maconha, cocaína e crack, mais de R$ 25 mil em dinheiro, balanças de precisão e diversos aparelhos celulares também foram localizados.
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, destacou que a operação é um reflexo da integração entre as forças policiais do Estado. “O alinhamento entre as instituições tem garantido os melhores índices de segurança dos últimos 20 anos no Paraná. Essa integração é fundamental para ampliar a segurança e dar mais tranquilidade à população”, afirmou.
As ações em Guarapuava ocorreram de forma simultânea em diferentes pontos, com foco na desarticulação de locais usados para a venda de drogas e receptação de produtos furtados. O trabalho das Polícias do Paraná busca restabelecer a sensação de segurança dos moradores e reduzir a influência de grupos envolvidos em crimes patrimoniais e no tráfico local.
Segundo o delegado Alysson Henrique de Souza, o bairro atraía pequenos traficantes e usuários de drogas praticam furtos fora dali para trocar os produtos por entorpecentes. “Os itens furtados passaram a ser receptados por outras pessoas do bairro, gerando um comércio clandestino que estimulava a prática de novos furtos em outras regiões da cidade”, afirmou.
De acordo com o tenente-coronel da PMPR Jakson Aquiles Busnello, a operação tem o objetivo de restabelecer a ordem e a tranquilidade para a população que vive na região. “Planejamos atuar com o emprego intensivo e simultâneo dos nossos efetivos. Ao sufocar a prática da receptação, buscamos também evitar que furtos ocorram em outras áreas da cidade”, disse.
A Missão Paraná III percorre, ao longo da semana, municípios das regiões dos Campos Gerais e do Centro do Estado. O programa tem como propósito aproximar o Governo do Estado das comunidades, construir soluções conjuntas e fortalecer a presença das polícias do Paraná em todo o território.










