Durante operação AIFU, 22 estabelecimentos comerciais são fechados e três pessoas encaminhadas por desrespeitar medidas contra o coronavírus 01/02/2021 - 12:25

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) promoveu operações em Curitiba para inibir as infrações relacionadas à prevenção ao coronavírus. Entre quarta-feira (27/01) e domingo (31/01), 28 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados e, destes, 22 acabaram fechados por estarem irregulares e descumprirem as medidas sanitárias. Durante os trabalhos, três pessoas foram encaminhadas por infringir introdução ou propagação de doença contagiosa e assinaram o Termo Circunstanciado.

A AIFU fez abordagens a estabelecimentos comerciais de vários pontos da Capital, e flagrou diversas irregularidades. O balanço aponta que os agentes municipais, em conjunto com a Polícia Militar, lavraram 86 autuações administrativas, das quais 35 foram somente relacionadas a violação das medidas de prevenção ao coronavírus, como aglomeração de pessoas e falta de uso de máscara facial.

A fiscalização sobre o cumprimento do decreto estadual e da resolução municipal 01/20 sobre o coronavírus também abrangeu o combate a contravenções penais, como jogos de azar, e crimes diversos. Durante a operação, as equipes apreenderam 1.127 maços de cigarro contrabandeados, uma máquina caça-níquel e outra de jogo do bicho. Em outra abordagem, os policiais militares apreenderam uma arma de fogo e seis munições em um ponto comercial do Capão da Imbúia.

Na área de trânsito também houve fiscalização dos policiais militares em conjunto com a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito da prefeitura. Ao todo, foram lavrados 53 autos de infração, 12 veículos foram recolhidos ao pátio por pendências e irregularidades. Em uma abordagem, um motorista acabou detido por embriaguez ao volante no bairro Alto da XV.