DEPSD inicia “Junho Paraná Sem Drogas” em Paranavaí 07/06/2019 - 13:56

O Departamento Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (DEPSD) da Secretaria da Segurança Pública, e o Conselho Municipal de Drogas (Comud) de Paranavaí, lançaram, na noite da última quinta-feira (6), o início das atividades do mês “Junho Paraná Sem Drogas” em Paranavaí, região Noroeste do Estado. 

No município todas ações seguirão orientações do Departamento e serão feitas em parceria com o Comud, juntamente com a Universidade Paranaense (Unipar) e com a subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Durante todo o mês de junho serão realizadas atividades como palestras e orientações direcionadas para a prevenção e conscientização dos malefícios do uso de drogas, além de diversas outros eventos em colégios e instituições de ensino superior.

O delegado Renato Figueiroa, diretor do DEPSD, comentou que o evento foi um sucesso e reuniu vários setores da sociedade, entre eles o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Prefeitura Municipal, além de outros profissionais que atuam na área de dependência química. “É a política que vai de encontro com o Estado, pois é só trabalhando em conjunto que seremos capazes de construir um Paraná mais saudável, um Paraná mais seguro, um Paraná longe das drogas. Este é um evento a ser seguido por outros municípios, para levar essa iniciativa a outros conselhos municipais do Estado”, afirmou Figueiroa. 

PALESTRAS – Logo após a abertura, o vice-presidente da Federação Paranaense dos Centros Terapêuticos, Luiz Carlos Hauer, ministrou uma palestra. Na sexta-feira (7), será a vez do representante do departamento de Cursos e Palestras do DEPSD, José Augusto Soavinski, proferir palestra sobre “A Importância da Prevenção”. Ambos os eventos no anfiteatro da Unipar. 

Também no cronograma do “Junho Paraná Sem Drogas” em Paranavaí está o I Encontro Multidisciplinar de Políticas Públicas sobre Drogas, com o tema o “Internamento Compulsório”. O evento será organizado pela OAB Paranavaí e pelo Comud, e vai contar com a participação do juiz da 1ª Vara Criminal, Rodrigo Domingos de Masi, e da promotora pública da Saúde, Suzi Mara de Oliveira.

Para o presidente do Comud, Dante Ramos Júnior, a realização do evento é de extrema importância para atentar a população sobre as medidas preventivas. “Estamos realizando esse trabalho em parceria com o Departamento para que nós possamos trazer um pouco de esperança para nossa cidade, para que a sociedade possa trabalhar na prevenção da droga, tanto lícita, como ilítica.”, comentou.

CONSELHOS - Atualmente, o Paraná conta com 96 Conselhos Municipais de Políticas Públicas Sobre Drogas, e outros 24 estão em fase de criação. Cada conselho é responsável por promover, em sua região, palestras, seminários, rodas de conversas em escolas e caminhadas. As ações são voltadas ao público jovem e direcionadas à prevenção e conscientização dos malefícios do uso de drogas.

LEI – O Junho Paraná sem Drogas foi instituído pela Lei Estadual 19.121/2017, em substituição a Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas no Paraná, que era realizada anualmente na última semana de junho.

A proposta é promover durante todo o mês ações para esclarecer a população sobre os riscos do uso e abuso de álcool e outras drogas, e incentivar a busca de orientação, esclarecimento e tratamento, disponível na rede pública de saúde.

GALERIA DE IMAGENS