Comitiva da Segurança Pública visita sede do programa PRUMOS em Londrina e apresenta à desembargadora do TJPR 29/04/2021 - 20:58

Com quatro meses de atividade em unidade própria, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAP) de Londrina já fez mais de mil atendimentos preventivos a profissionais de segurança pública da região. O PRUMOS está em rápida expansão no estado e o Secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, juntamente com a coordenação estadual do programa, esteve nas instalações nesta terça-feira (27/04) para fazer uma avaliação técnica dos trabalhos e apresentar os serviços à 2ª Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargadora Joeci Machado Camargo.

“A saúde mental dos nossos policiais, bombeiros, peritos e agentes penitenciários precisa de um cuidado especial devido às situações de extrema violência e de comoção emocional às quais estão expostos no trabalho, principalmente, nas ruas. O PRUMOS foi idealizado pela Secretaria da Segurança Pública com vistas a proporcionar um atendimento mais adequado e prevenir situações extremas, assegurando aos nossos profissionais mais qualidade de vida e condições de melhor atender a sociedade”, destacou o secretário Marinho.

A chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos da Sesp e coordenadora estadual do programa PRUMOS, Patrícia Manica, fez uma reunião de alinhamento com os integrantes da unidade. “Viemos para fazer uma avalização técnica do trabalho feito neste Centro de Atenção Psicossocial. Estamos acompanhando as atividades e vamos promover outras de orientação aos profissionais. Temos tido bons resultados, além até da nossa expectativa, e acreditamos que podemos avançar mais ainda no cuidado com a saúde mental dos integrantes da Segurança Pública”, disse Patrícia.

Segundo ela, a visita técnica tem caráter avaliativo para verificar o andamento das atividades e manter o mesmo padrão de gerenciamento em todo o estado. “O programa tem um protocolo de atendimento e fluxos em todo o estado. São aplicadas as mesmas diretrizes de saúde mental em todos os postos de atendimento e é importante fazer essas reuniões de alinhamento para que possamos acompanhar e manter a padronização das atividades a fim de que o programa aconteça da mesma forma que foi estabelecido na sua concepção”, explica.

A comitiva do secretário esteve com os profissionais (psicólogos e assistentens sociais) que prestam atendimentos aos policiais, peritos e agentes da região. Os integrantes da Sesp foram recebidos pelo Coordenador Regional do PRUMOS, tenente Danilo Alexandre Mori Azolini, acompanhado da psicóloga Lenita Balekian e a investigadora da Polícia Civil Neusa aparecida Sapeli Lemos. 

Também esteve o agente penitenciário Carlos Eduardo de Lima, representante regional de Londrina da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), explanou que a unidade vai contribuir com o fortalecimento do PRUMOS. “Vamos ajudar no que for estiver ao nosso alcance para que essa atividade se desenvolva cada vez mais”, destacou.

O tenente do Corpo de Bombeiros, Tiago Justino, participou da reunião e fez uma oração por todos os presentes e, logo em seguida, o tenente Azolini iniciou a visita técnica com a comitiva, que conheceu as dependências do CAP e conferiu os resultados dos primeiros meses de implantação da unidade em Londrina. 

Em quatro meses de atividade da unidade do CAP em Londrina, integrantes das forças de segurança pública já tiveram a oportunidade de receber atendimento preventivo e de acolhimento. Como estes meses foram no período de pandemia, os atendimentos presenciais seguiram todos os protocolos de combate ao vírus da Covid-19, mas também tiveram atendimentos no modo online. 

“Estamos fazendo o melhor possível para melhorar a qualidade de vida do integrante da segurança que procura o projeto. Muitos policiais, por exemplo, não tem condições de ir até o CAPE, seja por dificuldade motora ou pela distância à Londrina, então temos ido até eles para fazer o atendimento. Além disso temos buscado a integração entre todas as forças para que todas sejam atendidas de maneira igualitária”, explicou o tenente Azolini.

O PRUMOS também tem prestado suporte aos profissionais da reserva remunerada. O grupo Militares e Amigos de Londrina da Associação da Vila Militar (AVM), composto por profissionais de segurança pública de várias instituições que se reúnem para ajudar colegas que passam por dificuldades financeiras e psicológicas, também faz parte do esforço de levar mais saúde mental aos integrantes das forças de segurança. 

Os fundadores do grupo, subtenentes Leonardo Militão da Silva e Valdecir Savelli destacaram a importância da saúde mental aos integrantes da reserva. “Nosso objetivo é fazer algo em prol dos amigos e o PRUMOS veio aqui para complementar nosso trabalho, temos o desejo de ajudar, mas não temos o conhecimento técnico, então eles nos orientam. Sempre que precisamos de um apoio, a equipe do programa nos estende a mão para ajudar os colegas que precisam de atendimento psicossocial”, se emocionou o subtenente Militão.

RECONHECIMENTO – O desafio de tratar a saúde mental dos agentes de segurança pública do estado chamou a atenção do Tribunal de Justiça do Paraná, que possui engajamentos ligados à promoção da dignidade e preservação da vida das pessoas. A 2ª Vice-Presidente, desembargadora Joeci Machado Camargo, juntamente com o secretário Marinho e a coordenadora estadual do programa PRUMOS, Patrícia Manica, visitou os espaços e aprovou a dedicação da Secretaria em prover mais atenção à saúde mental dos servidores. Ela se colocou à disposição para auxiliar questões judiciárias, como por exemplo de curatela para os policiais militares ou outros agentes de segurança que necessitam.

A desembargadora explicou que a 2ª Vice-Presidência desenvolve projetos de facilitação para resolução de conflitos de menor monta por meio de mediação e conciliação, além de engajamentos em atividades que estimulem a cidadania. Um deles é o programa Justiça no Bairro, que facilita o acesso da população aos serviços do Poder Judiciário com menos burocracia e, assim como o PRUMOS, busca melhor atendimento ao próximo possibilitando acesso mais facilitado a serviços. “Com o Justiça no Bairro podemos oferecer gratuitamente serviços relacionados a casamentos, divórcios e outras situações em que as pessoas não tem condições de arcar com esses custos”, ressaltou a desembargadora. 

PREPARO – O PRUMOS possui profissionais da área de psicologia e de assistência social preparados para dar suporte aos servidores públicos da Secretaria da Segurança Pública. Na área de assistência social, o programa oferece também serviços voltados no atendimento dos familiares do profissional de segurança pública, principalmente em situações de vulnerabilidade social.

Além disso, são oferecidos gratuitamente atendimentos psicológicos para situações particulares, como enfrentamento de doenças terminais, vícios, assuntos conjugais, entre outros, assim como questões profissionais que impactam na saúde mental, por exemplo nos casos de confronto armado. O objetivo é ajudar o policial a ter melhor qualidade de vida e bem estar.

O CAP de Londrina atende os profissionais que trabalham nas cidades próximas e, em determinados casos em que há muitos atendimentos a serem feitos, palestras ou atividades em grupo, uma equipe do Centro vai até outros municípios da região para dar o devido suporte aos policiais e agentes do estado. 

Os serviços do PRUMOS também são disponibilizados online aos servidores para contribuir com as medidas de distanciamento social durante a pandemia do coronavírus. O contato deve ser feito pelo e-mail caplondrina@sesp.pr.gov.br. “Os policiais podem fazer o agendamento pelo e-mail e serão atendidos normalmente. Isso expande o alcance do Centro aos municípios que não possuem uma sede física do programa de maneira prática e eficiente”, disse Patrícia.

GALERIA DE IMAGENS