SESP e UNILA fecham convênio para projeto educacional no sistema prisional de Foz do Iguaçu 27/04/2020 - 17:11

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP), o Departamento Penitenciário do estado (Depen) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) assinaram, no fim de março, um convênio para o desenvolvimento de projetos de extensão que visem fortalecer o Programa de Remição pela Leitura. As atividades ocorrerão em unidades prisionais de Foz do Iguaçu, onde 763 presos participam. As instituições têm sido parcerias em diversos projetos.

No fim de março, também foi autorizado o acordo de cooperação com a Colegiado Ministerial ABBA da Faculdade de Teologia Ministerial (FATEMI), para a oferta de 2 mil vagas por ano no curso livre de Teologia a distância a pessoas privadas de liberdade.

“O trabalho de reinserção do preso ao convívio social envolve diversas esferas, não somente a segurança pública em si. Por isso, tentamos fechar cada vez mais parcerias como estas, que possibilitam o aperfeiçoamento e a profissionalização dos detentos e que visem um retorno à sociedade com mais oportunidades de trabalho e renda, após a estada no cárcere”, afirmou o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho.

De acordo come ele, é somente desta forma que se possibilita retirar uma pessoa do mundo do crime. “Oportunidade para ele seguir uma vida correta é o que precisamos e, para isso, contamos com acordos com instituições que possam ofertar cursos e empregos aos detentos, preferencialmente sem ônus para o Estado”, afirmou o gestor da Pasta.

Para o diretor do Depen, Francisco Alberto Caricati, todas as parcerias sociais são fundamentais para que seja possível ampliar o atendimento educacional. “Desta forma, podemos incentivar as pessoas privadas de liberdade a voltarem a estudar e se qualificarem melhor para o mercado de trabalho”, afirmou.

No convênio com a UNILA, quando forem autorizadas novamente as visitas e entradas de pessoas às unidades prisionais, docentes e alunos da insituição farão as atividades de remição pela leitura com detentos de Foz do Iguaçu. “Eles estarão trabalhando em conjunto com as direções dos estabelecimentos prisionais e pedagogos que já atuam no Depen. Assim, ampliamos as vagas destes projetos”, explicou  a chefe do Setor de Educação e Capacitação do Depen, Janaína Luz.

Dentro das unidades penais, segundo o coordenador regional de Foz do Iguaçu, Marcos Aparecido Marques, os programas de educação se mostram eficazes na mudança de personalidade e de vida dos internos. “As rodas de leitura incentivam os detentos a buscarem conhecimento. Presos que não eram alfabetizados e tinham interesse em participar, buscaram os professores e hoje participam de atividades educacionais e já buscam aperfeiçoamento”, destacou.

Além disso, outras atividades no âmbito educacional também despertaram o interesse dos detentos. “Temos presos que nunca tiveram acesso à educação, nunca tinham participado de uma dinâmica de grupo e isso foi um diferencial muito grande para eles, essas rodas fazem com que eles percebam que podem se tornar pessoas melhores”, afirmou Marques.

A chefe do Setor de Educação e Capacitação do Depen lembra que este não é o único projeto em andamento. “Além destes, outros convênios estão sendo formalizados. Estamos sempre buscando novas parcerias para implementar e ampliar a oferta educacional e profissional no sistema prisional do Paraná”, completou Janaína.

De acordo com ela, o setor também formalizou parcerias sociais para instalação de telecentros (laboratórios de informática) em diversas regiões do estado, que já conta com 19 laboratórios instalados em estabelecimentos penais. Estes laboratórios possibilitam a oferta de cursos à distância para presos que desejam qualificação profissional, cursar ensino superior, como, por exemplo, o curso de Teologia Ministerial à distância da FATEMI.

O Setor de Educação e Capacitação ainda destaca que as instituições que desejarem firmar parceiras sociais com Departamento Penitenciário para oferta educacional não formal, podem entrar em contato com através do e-mail: dieproeducacao@depen.pr.gov.br.

GALERIA DE IMAGENS