Centro de Comando e Controle Regional - CICCR

Foto do Centro de Comando e Controle Regional - CICCR

 

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), criado em 23 de maio de 2014 em face da Lei Federal n° 12.663, de 5 de junho de 2012, posteriormente formalizado no âmbito do Estado do Paraná por meio da Resolução da SESP nº 173, de 28 de julho de 2014, é um órgão que foi estruturado com o propósito de conferir suporte técnico de monitoramento e controle em prol das decisões operacionais desencadeadas durante o período da Copa do Mundo - FIFA Brasil 2014, permanecendo como um legado para as ações de segurança pública no Estado do Paraná.

A estrutura do CICCR é utilizada para o desenvolvimento de atividades de apoio operacional e técnico, providenciando-se suporte ao policiamento preventivo e repressivo prestado ininterruptamente pelas forças de segurança pública no combate à criminalidade. O CICCR, composto por profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros/DefesaCivil, Departamento Penitenciário e pelas Guardas Municipais de Curitiba e Colombo, desempenha atividades de videomonitoramento, cuja estrutura integra aproximadamente 800 câmeras distribuídas por todo o território paranaense, inclusive nas regiões de fronteira.

À vista disso, o CICCR presta atendimentos aos órgãos de segurança pública quanto ao monitoramento de apenados com tornozeleiras eletrônicas, mormente àqueles envolvidos em ocorrências policiais, o que resulta em inúmeras prisões e/ou solução de delitos. Equitativamente, assegura o fornecimento de imagens para auxílio das atribuições de Polícia Judiciária ou produção de materialidade em procedimentos administrativos instaurados no âmbito das forças policiais, e, outrossim, oportuniza a disponibilização de elementos subsidiadores às tomadas de decisões em eventos críticos e que requeiram ações eficientes, ágeis e acertadas.

Em grandes eventos, a estrutura física e tecnológica do CICCR é viabilizada para o trabalho conjunto de inúmeras instituições que possam ser mobilizadas e que venham a contribuir com as ações a serem empreendidas, com o fito de propiciar excelência nas decisões de comando, em respostas às expectativas da sociedade paranaense. Atualmente, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) é coordenado pelo tenente-coronel Roberto Sampaio Araújo, da Polícia Militar.