PCPR faz treinamento em aeronaves com cães policiais na Capital
26/03/2020 - 14:21

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou uma instrução com cães policiais farejadores em helicópteros operacionais. O treinamento ocorreu na base do Grupamento de Operações Aéreas, localizada no Bacacheri, em Curitiba, na quarta-feira (25). Três cães junto de seus instrutores participaram da instrução. 

A principal finalidade do treinamento é que os animais se ambientem com o barulho das aeronaves, tanto do motor quanto das hélices principais e da cauda. Mais confortáveis com esses tipos de sons, os cães poderão ser sentir seguros e tranquilos durante eventuais transportes aéreos, caso necessário. 

Os cães farejadores são importantes para operações de combate ao tráfico de drogas, além de contribuírem para a localização de armas e cadáveres. “É fundamental que se familiarizem com o barulho, para casos em que seja preciso levá-los a bordo para locais de difícil acesso, por exemplo”, avalia o delegado da PCPR, Renato Coelho.  

O delegado conta que dos três cães que participaram da instrução, apenas um ainda demonstra desconforto, os demais se comportaram bem. “Eles têm uma sensibilidade superior ao barulho da aeronave. É importante que se ambientem para que não haja problemas durante o voo e por ventura queiram avançar na tripulação”, ressalta Coelho.

GALERIA DE IMAGENS