Estado e prefeitura Curitiba vão compartilhar dados de segurança
14/08/2020 - 09:59

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná e a prefeitura de Curitiba assinaram um termo de cooperação técnica para compartilhamento de dados e informações de inteligência. O convênio foi assinado nesta quinta-feira (13), pelo secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares; o prefeito Rafael Greca e o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel. Com isso, a Secretaria da Segurança Pública passa a contar com 22 municípios conveniados para compartilhamento de dados, abrangendo mais de 5,4 milhões de pessoas.

Com o acordo, a Secretaria da Segurança Pública poderá ter acesso a imagens das câmeras de monitoramento da Capital, além da Base Cartográfica. As forças de segurança estaduais vão permitir que a Guarda Municipal de Curitiba tenha informações sobre mandados e consulta de veículos em situação irregular, possibilitando que os órgãos também atuem, de forma integrada, no combate à essas práticas criminosas.

MAIS AGILIDADE - Segundo o secretário coronel Romulo Marinho Soares, a troca de informações permite que as forças de segurança possam dar maior celeridade aos trabalhos. “A integração é ponto essencial no bom desenvolvimento das nossas ações. Somente com parceria e compartilhamento de dados conseguiremos dar pronta resposta à população”, disse. “Com acesso ao mapeamento e dados dos municípios, as polícias podem desenvolver ações específicas por região, além de realizar operações voltadas para a necessidade da área”, explicou o secretário.

Os servidores de Curitiba também poderão acessar campos específicos da ferramenta utilizada para análise de dados no Estado, o Business Intelligence (B.I.). Além disso, o município poderá confeccionar e consultar o sistema de Boletim de Ocorrência Unificados (BOU).

SEGURANÇA EFETIVA - Para o secretário municipal Guilherme Rangel, a cooperação tem como objetivo garantir segurança efetiva ao cidadão curitibano e integração entre instituições. “Agora a Guarda Municipal passa a ter acesso aos dados e a intranet, pode fazer os boletins de ocorrência e auxiliar mais ainda as forças de segurança pública do Estado”, disse ele. “Em contrapartida, o Estado terá acesso aos dados cadastrais do setor de finanças e do setor de educação, além das câmeras e radares disponíveis para o município”, completou.

MAIS MUNICÍPIOS - Até o momento, a Secretaria da Segurança Pública já firmou convênio com outros 21 municípios: Apucarana; Arapongas; Araucária; Campina Grande do Sul; Campo Largo; Cascavel; Colombo; Foz do Iguaçu; Londrina; Mandirituba; Maringá; Paranaguá; Paranavaí; Pinhais; Ponta Grossa; Pontal do Paraná; Quatro Barras; São José dos Pinhais; Sarandi; Telêmaco Borba e Umuarama.

PRESENÇAS  -  Estiveram presentes no evento, o representante da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior, e o assessor do gabinete da  prefeitura, tenente-coronel Antonio Zanatta Neto; a chefe de gabinete da Secretaria da Segurança, Luciana de Novaes; o assessor civil da Pasta, Vinícius de Carvalho; o assessor Militar, coronel Erich Wagner Osternack; o coordenador do setor de Engenharia da Secretaria da Segurança Pública, Ivan Ricardo Fernandes, e o coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria Cláudio Todisco Silveira.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias