Após passar por perícia, drone passa a reforçar segurança do sistema prisional de Ponta Grossa 04/08/2020 - 18:45

Interceptado em maio durante uma tentativa de entrega de celulares, chips e um isqueiro a presos da Cadeia Pública Hildebrando de Souza (CPHS), um drone passou por perícias e demais procedimentos e já está apto para ser usado em ações de segurança do sistema prisional de Ponta Grossa. Para isso, a aeronave passou por processos de perícia e análise da Polícia Científica, ações que resultaram no desencadeamento de uma operação integrada das forças de segurança da região.

“O trabalho integrado entre as diversas forças de segurança é o segredo para continuarmos tendo sucesso. Desta vez, a interceptação de drones que tentavam entregar ilícitos na cadeia pública permitiu uma ação da Polícia Civil que resultou na apreensão de outras aeronaves e elucidação de toda a ação”, destacou o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares.

Na região, já havia agentes penitenciários habilitados para pilotar a aeronave. “Com operadores habilitados, a tecnologia ampliará o sistema de segurança das unidades, especialmente pela evolução nas tentativas de inserir materiais ilícitos nos estabelecimentos", destaca o coordenador regional do Depen em Ponta Grossa, Luiz Francisco da Silveira.

Antes de ser entregue ao SOE na região, o drone passou por exames periciais junto ao Instituto de Criminalística, da Polícia Científica. “Com o trabalho técnico, de perícia e inteligência, nós conseguimos identificar alguns vestígios importantes para localizar a origem deste drone”, afirmou o engenheiro eletrônico e perito oficial da Polícia Científica, Augusto Pasqualini.

Para o comandante do SOE na região, Sandro Henrique de Campos, a aeronave não tripulada será um reforço importante para as ações de segurança do Departamento Penitenciário na região. “Com este equipamento, o SOE poderá controlar, de forma segura, possíveis ações não permitidas no ambiente externo das unidades penais”, explicou o agente penitenciário.

OCORRÊNCIA - A apreensão da aeronave se deu no dia 23/05, quando o drone estava sendo usada para a entrega de dois celulares, com bateria, três chips e um isqueiro para presos da Cadeia Pública Hildebrando de Souza. “Começamos a ter notícias de situações como esta em 2019. Assim, passamos a investir em modos de interceptação de aeronaves, Principalmente em horários noturnos”, contou Maurício.

NOVA APREENSÃO - Outro drone foi apreendido na manhã desta segunda-feira (20/07), na mesma unidade prisional. Ao notarem o som característico do voo de uma aeronave não tripulada, agentes penitenciários da Cadeia Pública fizeram rondas na unidade e a apreenderam, juntamente com um “kit cadeia”. No pacote, que ficou preso à serpentina do muro, haviam dois celulares, dois cabos USB e um carregador.

“A equipe ouviu o barulho e saiu fazer a inspeção. Ao perceber a movimentação, a pessoa que estava pilotando a aeronave até tentou fazê-la retornar, mas, na manobra, o drone acabou batendo no muro”, contou o diretor da unidade. “Assim como da primeira vez, a ação dos agentes foi tão rápida que foi possível capturar o drone”, enalteceu o diretor da CPHS.

OPERAÇÃO - As duas aeronaves passaram pelos exames de perícia e inspeção. “Com as análises, a gente consegue evidências, por exemplo, da origem da aeronave”. Sendo assim, após receber os laudos periciais da Polícia Científica, foi a vez da Polícia Civil atuar, numa mesma operação.

Na manhã de quinta-feira (30/07), juntas, a Polícia Científica, o Departamento Penitenciário e a Polícia Civil desencadearam uma operação conjunta de cumprimento de mandados de busca e apreensão em três endereços. A ação resultou na apreensão de mais dois drones e três controles, além de equipamentos de manutenção.

Uma pessoa também foi presa. “Já havia, contra ele, um mandado de prisão por tráfico e roubo. Além disso, ele é suspeito de ser o operador do aparelho, e ainda é irmão de um preso que encontra-se custodiado na Hildebrando de Souza”, afirmou o delegado-chefe da Delegacia de Ponta Grossa, Nagib Nassif Palma.

“O mais importante de tudo é que sempre devemos destacar que a integração das forças de segurança foi o que permitiu chegar a este estágio agora, de elucidar toda ação”, ressaltou o diretor da Cadeia Pública.