Verão Maior Paraná reforça segurança com ações integradas e orientações no litoral 01/02/2026 - 13:32

As operações integradas do Verão Maior Paraná, coordenadas pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) por meio do Centro de Operações Integradas de Segurança Pública (Coisp), seguem reforçando a segurança no litoral do estado durante toda a temporada. As ações são realizadas de forma integrada pela Polícia Militar (PMPR), Polícia Civil (PCPR) e Polícia Penal (PPPR) e têm foco na orientação e prevenção, fiscalização, repressão qualificada e atendimento humanizado à população e aos turistas.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a integração garante efetividade nas ações das forças de segurança e resultado à população e turistas. “Damos sequência à política que empregamos com sucesso em edições anteriores, com integração das forças, trabalho de inteligência, muita tecnologia e presença nos locais com grande público para garantir a tranquilidade de quem trabalha e de quem se diverte no verão paranaense”, afirma.

A Secretaria da Segurança Pública orienta moradores e turistas a: respeitar leis de trânsito e normas de circulação; evitar situações de risco nas praias, vias públicas e locais de grande movimentação; procurar imediatamente as forças de segurança em casos de emergência ou suspeita de crime; seguir as orientações das equipes de fiscalização; e cuidar da saúde e do bem-estar, especialmente em períodos de maior fluxo de visitantes.

“Essas operações se destacam pela atuação integrada. O foco não está apenas na fiscalização ou na repressão, mas em um trabalho conjunto que envolve segurança pública, políticas sociais e prevenção. Cada órgão contribui dentro de suas atribuições legais, de maneira articulada, o que fortalece os resultados e amplia a segurança de moradores e turistas no Litoral do Paraná”, afirma o coordenador do Coisp, coronel Sérgio Augusto Ramos.

BALANÇO - Durante o mês de janeiro, as operações integradas do Verão Maior Paraná orientaram 1.835 pessoas e fiscalizaram 338 veículos. Também foram registradas 182 autuações de trânsito, lavrados dois Termos Circunstanciados. Foram apreendidos 6,3 quilos de maconha e 18 violações de tornozeleira eletrônica foram identificadas, com 24 orientações feitas.

A Operação segue ao longo de toda a temporada, reafirmando o compromisso do Governo do Paraná em oferecer um litoral seguro, acolhedor e preparado para receber moradores e turistas.

 

GALERIA DE IMAGENS