Solenidade marca início do Curso de Habilitação de Oficiais Especialistas da PMPR 19/05/2025 - 16:55

A cerimônia do Curso de Habilitação de Oficiais Especialistas (CHOE), da Polícia Militar do Paraná (PMPR) ocorreu na manhã desta segunda-feira (19), na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, e marcou a incorporação oficial de 70 subtenentes e primeiros-sargentos, aprovados em concurso interno, como alunos-oficiais. A aula inaugural do curso foi ministrada pelo secretário de estado da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira.
O CHOE tem como objetivo capacitar policiais militares provenientes da carreira de praças para atuarem no Quadro de Oficiais Especialistas (QOE), instituído em dezembro do ano passado pela Lei Estadual nº 22.234. A iniciativa representa um avanço ao permitir a ascensão desses profissionais ao oficialato.
A aula inaugural, ministrada pelo secretário Hudson, ocorreu no auditório da Escola de Formação de Oficiais (EsFO). Em seu discurso, ele destacou o caráter histórico da retomada do curso.
“Ao ingressarem como alunos-oficiais, os senhores não apenas avançam em suas carreiras, tornam-se protagonistas de uma nova fase da nossa corporação. Que esta jornada seja marcada pelo conhecimento, liderança e orgulho de servir”, disse o secretário.
O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, também ressaltou a importância do momento. “Este reinício da formação de oficiais administrativos representa o resgate de um importante instrumento de valorização profissional, reconhecendo o esforço, a experiência e o mérito dos nossos praças. Cada um aqui presente carrega a responsabilidade e o orgulho de reabrir este caminho, construindo um futuro ainda mais sólido para a nossa instituição”, afirmou o coronel Jefferson.
Com duração total de 1.000 horas-aula, o curso tem previsão de conclusão para dezembro deste ano, marcando o início de uma nova etapa para os futuros oficiais especialistas da Polícia Militar do Paraná.
PRESENÇAS – Prestigiaram a solenidade o subcomandante-geral, coronel Paulo Henrique Semmer; o chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima; o diretor de educação corporativa, coronel Marco Antônio da Silva; o comandante da APMG, coronel José Luiz Beggiora Junior; demais autoridades, oficiais e praças da corporação.