Sistema de monitoramento de vídeo colaborará para ações policiais em Matinhos 14/06/2022 - 10:20

As Polícias Civil e Militar agora contam com, pelo menos, 44 câmeras de captação de vídeo e monitoramento 24 horas em Matinhos, litoral do estado. O sistema de vídeo foi inaugurado na segunda-feira (13) e atende uma demanda antiga da população, projetado pelo Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do município. 

Um dos objetivos do circuito de tv é o uso das imagens nas ações de investigação e policiamento da cidade. De acordo com o presidente do CONSEG de Matinhos, coronel Francisco Roselio Brasil Ribeiro, o sistema irá  integrar as forças policiais no esforço de ampliar a sensação de segurança dos munícipes e turistas. 

“O sistema conta com 44 câmeras, as quais captam a movimentação 24 horas por dia e estão instaladas em locais estratégicos. É estimado que, com a instalação e operação do sistema, cerca de 40% a 50% de crimes e delitos poderão ser coibidos”, destacou o coronel Brasil. Através do monitoramento, será possível acompanhar, por exemplo, o tráfego de veículos. “É um ganho fundamental no uso da tecnologia à serviço da segurança pública e para bem estar das pessoas”, completou.

Segundo ele, a população pode colaborar com o projeto, caso tenha interesse. Para isso, basta que as câmeras particulares sejam instaladas câmeras particulares no exterior das residências e empresas e, após contato com os responsáveis, que seja liberada a visualização por parte do sistema. 

A solenidade de inauguração do sistema de monitoramento fez parte das ações e eventos da prefeitura e por ocasião das comemorações do 55° Aniversário de Matinhos. O CONSEG de Matinhos participou da inauguração do Sistema de Monitoramento de Câmeras da cidade, juntamente com representantes das Polícias Civil e Militar no município.

GALERIA DE IMAGENS