Sesp recebe workshop de Metodologias de Monitoramento e da Atividade Policial 29/11/2022 - 17:40

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) recebeu, em seu auditório, na última semana, representantes do Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC) para a realização do Workshop sobre Metodologias de Monitoramento e Avaliação (M&A) do Controle Social e Interno da Atividade Policial no âmbito do Programa Paraná Seguro. 

O evento, voltado para 30 dirigentes das forças de segurança, foi promovido em parceria com a Sesp, como contrapartida dos investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo do Programa é, desde  quando iniciou as atividades de certificação com o Paraná, em 2017, monitorar e fortalecer a integridade das instituições de segurança pública nos territórios beneficiados pelas ações. 

“A análise da metodologia policial para combater e prevenir a criminalidade em várias regiões do Paraná, é de extrema importância. Para obter bons resultados, é preciso a integração entre instituições, a troca de informações e a avaliação das atividades e estatísticas da segurança pública", disse o secretário da Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita. 

O Escritório de Projetos do Programa Paraná Seguro, em sua Coordenação Geral, faz o acompanhamento de 27 municípios Paranaenses escolhidos pelo Governo Estadual e pelo BID, que foram determinados como territórios de desenvolvimento social, uma vez que correspondem a mais de 50% da população do estado. 

Os investimentos visam a redução dos índices de criminalidade nesses municípios. “Esse trabalho, sob a orientação do secretário da Segurança Pública, vem proporcionando diversos frutos e ampliando os conhecimentos para o Paraná, em especial sobre o controle interno e social das atividades da polícia no estado”, disse o coordenador do Programa Paraná Seguro, Jorge Ricardo Souza de Oliveira. 

“O objetivo do workshop é debatermos a metodologia de gestão da informação e da temática do uso da força, qualificando e aprimorando o relacionamento entre as forças de segurança pública e as comunidades beneficiadas pelo programa, através das melhores práticas internacionais, com base em produção de dados, estatísticas, de evidências para que se aprimore as decisões de gestores e trazendo um resultado mais qualificado para a população ”, afirmou o coordenador da área de corrupção e integridade do Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC),  Eduardo Pazinato. 

No Workshop, pôde ser debatido assuntos como as metodologias da gestão de informação e da temática do uso da força, tendo como  principal objetivo a qualificação e o aprimoramento das atividades de segurança pública e as comunidades beneficiadas pelo programa. 

PRESENÇA - Compuseram a mesa, além das autoridades citadas acima, o consultor local da UNODC para o Programa Paraná Seguro Rodrigo Perim e o coordenador da 3ª seção da brigada militar do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Roberto dos Santos Donato. Estiveram presentes também representantes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal.  

 

GALERIA DE IMAGENS