Sesp recebe visita de comitiva da Uniasselvi para tratar do desenvolvimento de cursos EAD aos profissionais de segurança pública 17/08/2021 - 19:40

O Secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, recebeu nesta terça-feira (17/08) a visita de integrantes do grupo educacional Uniasselvi, que prestarão serviços de Ensino à Distância para integrantes das instituições vinculadas à Sesp, em aperfeiçoamento e atualização profissional. O objetivo é capacitar 6,2 mil profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento Penitenciário e Polícia Científica. Os cursos devem iniciar em breve.

“Vejo muito positivamente os cursos e vamos acompanhar todas as etapas até a conclusão das aulas e a certificação dos nossos policiais. Queremos que nossos profissionais evoluam com qualificação técnica atualizada e vamos valorizar os que concluírem a formação”, destacou o coronel Marinho.

O coordenador do escritório de projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), major Dalton Gean Perovano, fez uma apresentação sobre a gestão dos recursos do BID na Segurança Pública do Paraná e a parceria com a Uniasselvi para a capacitação dos profissionais das instituições vinculadas à secretaria.

“Essa apresentação técnica foi desenvolvida para o secretário Marinho e tivemos a participação da equipe de ensino superior que está à frente desse processo. Os professores estão desenvolvendo as ações com bastante proficiência e o secretário pôde ter uma noção global de tudo o que foi planejado no termo de referência para o processo licitatório”, afirmou.

Todos os cursos possuem sistemas de avaliação criteriosos para aproveitar ao máximo a formação dos policiais e agentes do Paraná. O professor Norberto Siegel, coordenador Pedagógico e de Pós-Graduação da Uniasselvi, fez uma explanação de tudo o que o grupo já preparou para iniciar a formação dos profissionais da segurança pública paranaense.

“É uma satisfação fazer essa visita à Sesp. Essa conversa com o secretário foi muito positiva, pois trouxemos nossas expectativas e que desenvolvemos até agora somando as forças que é o objetivo maior dentro dos próximos dois meses. Enquanto houver essa aproximação entre a Uniasselvi e a Secretaria, ela permite que possamos alinhar os trabalhos e ajustar as estratégias com o objetivo de atingir a meta proposta”, disse o professor.

O professor apresentou ao secretário Marinho como será o mecanismo de inscrição, acompanhamento do desenvolvimento do aluno, métodos de avaliação qualitativa que possam verificar individualmente o desempenho dos profissionais. Também foi demonstrado o ambiente virtual que cada aluno terá acesso para fazer consultas, obter conteúdos relacionados às disciplinas, bem como acesso à biblioteca virtual para embasar a produção de trabalhos acadêmicos.

“Essa ação da Segurança Pública do Paraná é muito importante porque se torna uma política pública de segurança que vai valorizar os profissionais para que sejam motivados a buscar mais conhecimento em sua área de atuação, contribuindo para que suas atividades sejam cada vez melhores”, explicou a professora Ivone Fernandes Morcilo Lixa.

O secretário Marinho se colocou à disposição e vai retribuir a visita. “Vamos dar todo o apoio para a formação dos nossos policiais e temos certeza que o Paraná será destaque no cenário nacional por estimular a atualização profissional e a especialização de seus integrantes da segurança pública”, disse.

Participaram da reunião o coordenador Pedagógico e de Pós-Graduação da Uniasselvi, professor Norberto Siegel, a professora Ivone Fernandes Morcilo Lixa, e o professor Ivan Tesck, o assessor militar da Sesp, coronel Adilson Luiz Correa dos Santos, e o integrante do escritório de projetos do BID-Paraná Seguro, capitão Mayckon Roberto Katsuyoshi Nihisda Marinho.