Sesp recebe representantes de Conselhos de Segurança de bairros de Curitiba 24/05/2023 - 18:21

Integrantes do Centro Operacional da Cidade da Polícia receberam a visita de membros do Conselho Comunitário de Segurança do Batel, Seminário, São Francisco, Jardim Botânico e Centro Cívico e do Conselho Comunitário de Segurança da Mulher, além de empresários e comerciantes do bairro Batel, de Curitiba. No local funciona a central do Disque-Denúncia 181, a Coordenadoria de Operações Integradas da Sesp (Coisp) e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICCR). 

“Nossa parceria com os Conselhos Comunitários de Segurança é de extrema importância e acaba beneficiando todo o Paraná. Somente com a troca de informações entre órgãos públicos e sociedade conseguimos mapear a incidência de crimes e trabalhar para que consigamos alcançar melhores índices de criminalidade”, disse o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.  

O encontro faz parte do ciclo de visitas que a Secretaria da Segurança Pública está elaborando, por meio de sua Diretoria de Políticas Públicas, que visa o alinhando com os representantes da população. Esta é a segunda agenda com formadores de opinião pública. No início do mês, a Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Curitiba esteve no local. 

“Esse ciclo de visitas é importante para integrar órgãos públicos com os representantes da população. Tivemos o privilégio de receber os Consegs das mulheres e de diversos bairros para acompanhar a nossa atividade. O resultado foi extremamente positivo, as pessoas tiveram conhecimento dos serviços que são dispostos pela Secretaria de Segurança Pública. Pelas suas coordenadorias junto à Diretoria de Políticas Públicas e é a orientação do secretário da segurança, para que estejamos em campo mostrando o que efetivamente a Secretaria de Segurança faz no seu dia a dia”, disse o diretor de Políticas Públicas da Sesp, coronel Fernando Klemps.

O chefe do Centro Integrado de Denúncias 181, major Giuliano Freitas, afirmou que a visita foi positiva, pois as forças de segurança puderam mostrar o dia a dia e esclarecer questionamentos existentes. “Essas visitas serão frequentes, pois esperamos que mais líderes de comunidade tenham acesso às ações desenvolvidas pela  Diretoria de Políticas Públicas. Temos o objetivo de trazer formadores de opinião para que conheçam as atividades, possam repercutir nos seus nichos sociais e saibam exatamente o que a Sesp faz e quais são os planejamentos, diretivas, políticas públicas de segurança”, afirmou.  

“É uma experiência enriquecedora porque, como costumamos dizer, na política comunitária só se enxerga a próxima quadra e não temos ideia de tudo que se passa por trás, no Brasil inteiro, nas políticas integradas, nos estados que trabalham em conjunto e, principalmente, na Secretaria da Segurança. Conversamos sobre ações como a Operação Safra Segura e compreendemos  que tudo está interligado e que o trabalho invisível da Secretaria da Segurança está nos protegendo”, ressaltou a presidente do Conseg Batel, Ana Cecília Parodi.  

Ela também elogiou a gestão do secretário Hudson frente à Sesp. “É o secretário ideal para nosso estado. Ele responde ao governador e também à população e, o Conseg responde ao governador e aos nossos vizinhos. Precisamos estar integrados, temos uma excelente política de reformulação para que tenha o que levar a população, para que tenhamos informações suficientes e possamos também contribuir”, concluiu. 

“Um cidadão comum não faz ideia do que é a Diretoria de Política Pública, não imagina a dimensão estrutural. Tivemos aqui cinco representantes que dispuseram de tempo e gentileza para nos atender. Espero que possamos ajudar a fortalecer esse trabalho e levar esse feedback para a população”, completou a presidente. 

PRESENÇAS - Também estiveram presentes o chefe da Coordenação de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP), coronel Saulo de Tarso Sanson Silva;  o coordenador-adjunto da Coisp, delegado Leonardo Bueno Carneiro; o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), tenente-coronel Roberto Sampaio Araújo; o coordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança, coronel Chehade Elias Geha e demais autoridades das forças de segurança.

GALERIA DE IMAGENS