Sesp promove treinamento de operação com Desfibrilador Externo Automático (DEA) para servidores 11/09/2024 - 17:07

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) realizou na tarde desta quarta-feira (11) um treinamento básico voltado para a operação do Desfibrilador Externo Automático (DEA). A ação, que aconteceu na sede da secretaria, teve como objetivo capacitar os servidores para o uso correto e seguro do equipamento em situações de emergência cardíaca.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a iniciativa é parte de um esforço contínuo para garantir que os servidores estejam preparados para lidar com situações de emergência "A segurança não se limita apenas à proteção contra crimes, mas também envolve a capacidade de prestar socorro imediato em casos de saúde, como uma parada cardíaca. Equipar nossos servidores com o conhecimento necessário para operar o DEA pode fazer a diferença entre a vida e a morte", destacou.
O DEA é um dispositivo essencial no atendimento de vítimas de paradas cardiorrespiratórias, sendo responsável por realizar a desfibrilação — uma intervenção crítica que pode salvar vidas ao restabelecer o ritmo cardíaco normal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a rapidez no uso do desfibrilador pode aumentar significativamente as chances de sobrevivência de uma pessoa que sofreu uma parada cardíaca súbita.
"Nós auxiliamos no descritivo, na aquisição de três equipamentos. Esses equipamentos vão ser distribuídos, dois na edificação da SESP Batel e um na edificação da SESP Centro Cívico. Agora que chegaram os equipamentos, nós providenciamos agora, em coordenação também com a Diretoria Geral, o treinamento hoje para os servidores. Todos os bombeiros participaram e servidores de cada um dos andares da SESP Batel e também da edificação do Centro Cívico. Com isso, a gente deixa as nossas edificações mais seguras do que já estão", tenente-coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, assesor técnico da Sesp do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.
Durante o treinamento, os servidores aprenderam desde a identificação de uma emergência que necessita do uso do DEA até os procedimentos adequados para sua aplicação. A instrução incluiu a simulação prática de atendimentos com manequins, permitindo que os participantes se familiarizassem com o manuseio do aparelho e ganhassem confiança na realização dos protocolos de primeiros socorros.
Essa capacitação faz parte de um plano mais amplo da Sesp de promover treinamentos regulares para situações de emergência, com foco tanto na proteção da vida dos servidores quanto da população em geral.