Sesp promove encontro integrado com as Forças de Segurança para discutir a Operação Eleições 2024 13/09/2024 - 11:47

A primeira reunião sobre a Operação Eleições 2024 ocorreu na tarde desta quinta-feira (12) no Centro de Operações da Cidade da Polícia, onde estão instaladas a Coordenadoria de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP) e o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).
A principal atuação das forças será no combate aos crimes eleitorais em cartórios eleitorais, locais de votação ou de apuração, vias públicas e estações de transporte. Informações sobre as atuações policiais serão inseridas na Plataforma Córtex, ferramenta que agrega os dados relacionados à operação.
Todo o esquema de segurança será coordenado pelo CICCR. “No dia do pleito eleitoral todas as equipes vão se unir na SESP. Vamos angariar dados de cada instituição e repassar as informações externamente, tanto ao governo federal quanto ao governo estadual, para que a gente tenha monitoramento completo de tudo que está acontecendo no Paraná”, completou o coordenador da COISP, coronel Sérgio Augusto Ramos.
O primeiro encontro contou com representantes das polícias Militar, Civil, Científica e Penal, do Corpo de Bombeiros e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “É uma reunião de alinhamento, preparatória, para que cada força, dentro dos seus planejamentos operacionais, tenha uma padronização na execução das atividades e assim a eleição possa ocorrer da melhor forma possível”, completou o coronel.
Todo o plano da Operação Eleições 2024 está em elaboração conjunta entre a Secretaria da Segurança Pública do Paraná, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e demais secretarias estaduais.
A nível nacional, toda a atividade será coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília.