Servidores do sistema prisional recebem treinamento na área de inteligência 14/10/2021 - 16:51

Vinte agentes penitenciários de todo o Paraná participaram de um curso na área de inteligência, promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), em parceria com a Polícia Militar do Paraná. O objetivo da ação foi aperfeiçoar a produção do conhecimento e integrar as forças de segurança. 

“Esse é um trabalho fundamental dentro do sistema prisional, principalmente no que se refere ao combate ao crime organizado”, disse o vice-diretor do Depen, Luiz Francisco da Silveira. “É importante que as forças de segurança afinem e aproximem esse trabalho de produção e troca de informações”, acrescentou.

Segundo a diretora da Espen, Marilza Hack, esse é o segundo curso promovido pela Escola na área de inteligência em um ano. As capacitações foram realizadas a pedido da Assessoria de Segurança e da Agência de Inteligência do Depen, com o objetivo de ampliar essa atuação. Além das aulas teóricas, os servidores fizeram visita técnica na Agência de Inteligência do Depen e ao Departamento de Inteligência do Paraná (Diep). 

“O primeiro curso contou com noções básicas de inteligência e atingiu um público maior. Esse segundo curso é uma continuação, um avanço, que conta com a participação de outra força de segurança, o que amplia a visão e qualificação profissional desse servidor”, explicou a diretora.

TRABALHO DE CAMPO -O  chefe da Agência de Inteligência do Depen, Adailton Taques, disse que a capacitação foi ministrada pelo Centro de Inteligência da Polícia Militar, com o objetivo de preparar o agente penitenciário para o trabalho de campo dentro do sistema prisional. Durante o curso os servidores aprenderam como fazer um sistema de vigilância nas redondezas do sistema penitenciário, além de técnicas operacionais, busca de alvo, infiltração, entre outros. 

“Foi uma oportunidade de fortalecer e aproximar a comunidade interna de inteligência. Contamos com a participação de ao menos dois servidores por regional do Estado. A intenção é manter uma formação constante nessa área”.

O assessor de Segurança do Depen, Alisson Andrade, afirmou que essa integração fortalece a segurança pública como um todo. “Estamos buscando diversificar e ampliar a formação dos nossos servidores, de forma constante, com o objetivo de oferecer um serviço de excelência”.

GALERIA DE IMAGENS