Segurança conscientiza servidoras sobre prevenção do câncer de mama 28/10/2022 - 17:11

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) promoveu evento referente ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (27), na sede da secretaria.

O evento, que foi dedicado a todas as servidoras da Sesp, contou com a palestra do médico ginecologista, obstetra e sexólogo, especializado em saúde da mulher, Vinicius Guadagnin. Ele abordou temas como exame das mamas, como proceder após suspeita de nódulo, tratamento do câncer de mama, entre outras questões.

O secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita, ressaltou ser essencial palestras conscientizadoras para que as mulheres sejam alertadas sobre necessidade do autocuidado com a saúde.

“As nossas servidoras, além de serem policiais e trabalhadoras, são também mães, filhas, esposas, mulheres que têm vários papéis na sociedade. Muitas vezes não sobra tempo para olhar para si. Pelo menos uma vez por ano precisam parar, olhar ao redor e cuidar de si e da saúde”, ressaltou.

“Nós aproveitamos eventos como o Outubro Rosa para reforçar a importância da conscientização sobre o câncer de mama e, também, para relembrar as mulheres que o autoexame deve ser realizado mensalmente. Não só ele, mas os exames de rotina também”, destacou o médico Vinicius Guadagnin.

O autocuidado, ressaltou, precisa acontecer em todas as fases da vida da mulher: na infância, adolescência, climatério e menopausa.

Para a capitã da Polícia Militar Esperança Minervini, o Outubro Rosa representa uma oportunidade para todas as mulheres refletirem sobre o autocuidado. “Estar presente em um evento como esse, que tem como objetivo a conscientização sobre a saúde feminina, além de relaxar e descontrair, é algo essencial para nós”, disse.

OUTUBRO ROSA - A campanha do Outubro Rosa é uma ação mundial que ocorre anualmente durante, visando conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.

GALERIA DE IMAGENS