Segurança Pública sedia aula do 18º Curso de Operações Especiais da Polícia Militar 23/06/2023 - 15:09

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná foi sede da aula de Gerenciamento de Crises do 18° Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Paraná (COEsp), nesta quinta-feira (22). Ao todo, 42 policiais participaram da capacitação, que contou com a presença de alunos de forças policiais do Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina. 

Com mais de 1.250 horas/aula distribuídas em 32 disciplinas, o COEsp segue os moldes da formação dos comandos britânicos, essência da doutrina moderna de operações especiais no mundo, do Curso de Comandos do Exército Brasileiro e dos Comandos Anfíbios da Marinha. O curso teve início no último dia 19 deste mês.

De acordo com o instrutor da disciplina, Major Cezar Hoinatski, esta é uma oportunidade de compartilhar conhecimento adquirido durante as atividades dentro do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), além de cursos no Brasil e exterior. 
“Esse universo das Operações Especiais nos permite dividir esse conhecimento e aprender com cada um deles, oriundos de outros países e Estados. Essa experiência, permite difundir protocolos de atuação e evoluir a doutrina”, disse.

Durante todo o curso, os alunos terão aulas de gerenciamento de crises, direitos humanos, noções de direito aplicadas, tiro policial, ações táticas, ações em ambientes verticais, montanhismo, mergulho, paraquedismo, entre outras.

“Essa tem sido uma experiência nova, com muitos conhecimentos para transmitir aos nossos colegas. Além disso, através deste curso vamos poder implementar novas técnicas de combate e também de resolução de crise em nosso dia a dia”, contou o aluno e policial da Argentina, Brian Manãs.

O Curso dura 120 dias e, além das disciplinas teóricas, possui a parte prática que envolve também o uso de aeronaves, salto de paraquedas, além de atividades em áreas de ambiente hostil.

 

GALERIA DE IMAGENS