Segurança Pública se reúne com presidência da Associação Comercial do Paraná 24/05/2023 - 18:59

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, apresentou as principais ações desenvolvidas pelos órgãos da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), referentes à gestão de 2023 para a Associação Comercial do Paraná (ACP),  na manhã desta quarta-feira (24). 

“A segurança pública busca realizar ações de forma positiva e integrada com os representantes do comércio. Atuamos de maneira conjunta, com o objetivo de melhorar a sensação de segurança na capital e nos municípios do Paraná. É extremamente importante ter a contribuição e o apoio da Associação Comercial do Paraná, mostrando que o Paraná é um estado cada vez mais ativo e participativo, que colabora para o crescimento da economia  e redução dos índices de criminalidade”, disse. 

Dentre as ações citadas no evento, está a redução do furto a comércio e roubo a comércio, que reduziram em 15% e 20%, respectivamente, no primeiro quadrimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Além disso, o secretário pode apresentar os representantes das instituições que compõem a Sesp e falar sobre ações em todo o Estado, como a Patrulha Rural, que apreendeu 100 armas de fogo durante este ano e cadastrou mais de 8 mil propriedades rurais de janeiro a abril deste ano. 

Durante a apresentação, o secretário destacou a atuação intensa das polícias do Paraná e de mais quatro estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul) durante quatro dias da Operação Fronteiras e Divisas Integradas I, que resultou na apreensão de 3,4 toneladas de drogas e 103 mandados judiciais cumpridos. A ação, que ocorreu entre 12 e 15 de maio, foi coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná.

O  presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, comentou que um dos objetivos da gestão é fortalecer o relacionamento institucional da com a Segurança Pública. “Queremos contribuir com o que estiver ao nosso alcance referente a segurança dos comerciantes e da população paranaense, visando sempre o cuidado no entorno do nosso comércio”, explicou.

PRESENÇAS - Junto com o secretário estiveram presentes o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, o comandante-geral da Polícia Militar, Sérgio Almir Teixeira, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, o diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki, o diretor do Departamento Penitenciário da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado e demais representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná.     

Além das autoridades citadas acima, estavam no encontro o chefe de gabinete da Sesp, coronel Jefferson da Silva; o coordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança, coronel Chehade Elias Geha; o diretor de Políticas Públicas da Sesp, o coronel Fernando Klemps; coronel Wagner Lúcio dos Santos, o vice-presidente, Paulo Brunel; o vice-presidente e coordenador da Câmara Setorial de segurança, Newton Campos; o vice-presidente coordenador do conselho político, Ricardo Cansian e o vice-presidente de comunicação, Daniel Filla.

GALERIA DE IMAGENS