Segurança Pública expõe atividades da Pasta em reunião no Noroeste do estado 01/04/2022 - 19:44

Lideranças dos 28 municípios que integram a Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (AMUNPAR) receberam nesta sexta-feira (1º/04) o vice-governador do Paraná, Darci Piana, e o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, para uma reunião de trabalho na sede da entidade, em Paranavaí (PR). Além de outras ações de governo expostas, foi tratado sobre obras, melhorias nas atuais infraestruturas das polícias e a valorização do profissional de segurança pública.

“O trabalho que está sendo feito na Segurança do Paraná, com presídios sendo construídos e várias reformas em andamento, além da compra de equipamentos modernos às polícias, está elevando o Paraná no cenário nacional. Não somente nesta área, mas em todos os segmentos do Governo do Estado estamos procurando atuar com muita responsabilidade”, disse o Vice-Governador.

A visita do secretário Marinho à Paranavaí é resultado da aproximação da Secretaria com os prefeitos da região, que estiveram na sede da Secretaria da Segurança Pública, em Curitiba, para tratar sobre demandas de policiamento e de melhor estrutura para as polícias que atuam nas cidades que compõem a AMUNPAR. “Temos propostas de projetos em andamento para melhorar a atuação das nossas forças de segurança. Estamos trabalhando com muita responsabilidade para que a população seja a maior beneficiada com essas ações”, disse o secretário.

O deputado estadual Tião Medeiros, participou do encontro e falou da importância do trabalho integrado entre os setores do Governo do Estado com as prefeituras para a resolução de demandas. “Hoje o governo se reuniu com a Secretaria da Segurança Pública, uma pasta fundamental, assim como a Fomento Paraná. Nenhuma pasta sozinha é capaz de resolver todos os problemas e a nossa região é a mais distante da Capital, mas não distante das ações e da mão forte do Governo do Estado”, disse o deputado.

O secretário Marinho trouxe um panorama sobre todas as ações estratégicas feitas pela Secretaria nas cidades do Noroeste e apresentou a articulação das instituições vinculadas à Pasta na região.

Dentre os projetos apresentados pelo chefe do Núcleo de Engenharia e Arquitetura da Secretaria da Segurança Pública, tenente-coronel Ivan Fernandes, estão melhorias na cidade de Paranavaí (como possibilidade de construção de uma Delegacia Cidadã, de uma nova sede para o Instituto de Criminalística e também de um local adequado para as equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) da Polícia Militar).

Iniciou-se as discussões para a construção de uma Cadeia Pública na cidade de Nova Londrina. Um terreno foi disponibilizado pela prefeitura da cidade e os trâmites estão em andamento. A ideia é que o local tenha 800 vagas e receba um investimento de mais de R$ 40 milhões.

Um dos pontos tratados na reunião foi a preocupação da Secretaria com os profissionais da Segurança Pública. A apresentação foi feita pela chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos e coordenadora do Programa Prumos, Patrícia Manica. Desde o fim de 2020, o Programa de Atenção Psicossocial Prumos disponibiliza psicólogos e assistentes sociais em todo o Estado para prestar atendimento gratuito de saúde mental e melhorar a qualidade de vida dos servidores e seus dependentes. Além disso, o secretário lembrou que Estado instituiu para as carreiras dos policiais militares, civis e penais, bombeiros e peritos a Escala Extrajornada Voluntária.

“Agradeço a presença dos prefeitos nesta reunião e dos chefes de núcleos e lideranças políticas. O coronel Marinho deu uma explanação sobre o trabalho da secretaria e isso é muito importante para todos nós. A Amunpar está sempre de portas abertas para acolher todas as demandas regionais e tudo o que for de bom para o desenvolvimento do nosso noroeste”, disse o presidente da Amunpar e prefeito de Terra Rica, Julio Cesar da Silva Leite.

PRESENÇAS - Prestigiaram a reunião o Vice-Governador do Paraná, Darci Piana; o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares; o deputado estadual Tião Medeiros; o Presidente da Amunpar e prefeito de Terra Rica, Julio Cesar da Silva Leite; o Presidente da Fomento Paraná, Heraldo Alves das Neves; o Superintendente de Articulação Regional da Casa Civil, Márcio Wozniack; a ex-vice-governadora e assessora de Relações Institucionais da Fomento, Emília Belinati; o ex-deputado e coordenador da Casa Civil, Luiz Accorsi; o ex-prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti; o representante da Paraná Edificações, Carlos Alberto Ribas; o prefeito de Alto Paraná, Claudemir Joia Pereira; o prefeito de Amaporã, Mauro Lemos; o prefeito de Diamante do Norte, Eliel Correa; o prefeito de Marilena, Zé do Peixe; o prefeito de  Mirador, Fabiano Travain; o prefeito de Nova Aliança do Ivaí, Ulisses de Souza; o prefeito de Nova Londrina, Otavio Henrique Grendene Bono; o prefeito de Paranapoema, Sidnei Frazatto; o prefeito de Planaltina do Paraná, Celso Maggioni; o prefeito de Porto Rico, Alvaro de Freitas Netto; o prefeito de Santa Cruz do Monte Castelo, Fran Boni; o prefeito de Santa Isabel do Ivaí, Freonizio Valente; o prefeito de São João do Caiuá, dr. Stefan Pauka.