Secretário de Segurança se reúne com representantes em Paranaguá 23/03/2023 - 19:04

O secretário da Segurança Pública do Estado do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, se reuniu na manhã desta quinta-feira (23), com vereadores e prefeitos do litoral do estado, na Câmara Municipal de Paranaguá. Além do secretário estavam presentes, o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Almir Teixeira.

No encontro realizado nesta manhã, o principal objetivo foi debater as demandas apresentadas pelos vereadores em encontros anteriores, onde foram abordados assuntos sobre a segurança do município de Paranaguá. Diante disso, foram feitas avaliações da segurança na região, bem como novas estratégias para reforçar o combate ao crime organizado.

De acordo com o secretário Hudson, as demandas apresentadas pelos vereadores irão reforçar o trabalho para que o município tenha mais segurança e tranquilidade. "Durante a reunião aqui na Câmara Municipal de Paranaguá, a secretaria de segurança apresentou um planejamento para a realização de operações futuras, visando melhorar a segurança pública do município. Além disso, nós também mostramos a eles o que já foi e tem sido feito relacionado ao policiamento ostensivo na região", explicou. 

O secretário ainda ressalta que a segurança pública não se faz somente com polícias, mas também conta com a participação e a colaboração da sociedade e os órgãos que se relacionam diretamente com a segurança pública. 

O delegado geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, falou sobre o trabalho diário de investigação das forças de segurança e qualidade dos serviços das polícias em Paranaguá. “Hoje em dia as investigações da Polícia Civil são feitas em parceria com a Polícia Militar, as forças trabalham em conjunto e estamos sempre em busca de melhorar a segurança pública. Acredito que em Paranaguá nós teremos uma melhoria bem considerável em termos de resultados relacionados à segurança pública, não só aqui mas também em outras cidades do Paraná”, disse.

“O município de Paranaguá está sob os nossos olhares. Tenho conversado constantemente com o Dr. Rockembach para que juntos possamos desenvolver algumas operações, tanto na área de inteligência da Polícia Civil quanto operações ostensivas por parte da Polícia Militar. Lembrando que não depende exclusivamente das ações da polícia, precisamos do apoio da sociedade e  demais órgãos envolvidos com a segurança pública” explicou o comandante-geral da Polícia Militar, Sérgio Almir Teixeira.

Uma das principais demandas da reunião foi a preocupação dos vereadores  relacionado a segurança dentro do município, devido ao porto de Paranaguá ser um atrativo, principalmente hoje para o tráfego internacional.

“Falo em nome de todos os vereadores sobre essa preocupação com a segurança da nossa cidade. Hoje pudemos ver que algumas das nossas solicitações já estão em andamento e ficamos gratos com o que vimos e ouvimos. Paranaguá é uma cidade fronteiriça, queremos que ela seja tratada com uma atenção especial para darmos uma amenizada na criminalidade. Nós como legisladores precisamos investir em projetos. Hoje faltou representante de outras entidades da nossa cidade, como o porto, a indústria, era pra estarem aqui. Temos que nos unir para combatermos juntos e ajudar as polícias, não basta só a polícia fazer seu trabalho, precisamos de uma sociedade unida, pra nós termos uma segurança pública com qualidade, com mais efetividade em nossa cidade”, afirmou o vereador de Paranaguá, Ezequias Rederd. 

O Porto de Paranaguá, fica situado na Baía de Paranaguá, no litoral do Paraná, e é o segundo porto mais movimentado do país, ficando atrás apenas do Porto de Santos, em São Paulo, no que diz respeito à relevância econômica. O porto de Paranaguá, possibilita a exportação marítima de diversos produtos oriundos não só do Paraná, mas de vários estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e Paraguai. Diante disso, a história do Porto de Paranaguá está diretamente ligada a investimentos que buscam aprimorar a logística do escoamento de grãos e outras cargas no Brasil. 

“Essa reunião é de suma importância, nós convocamos, o secretário Hudson a vir a Paranaguá na data de hoje para debatermos algumas demandas e também de uma entre o município e estado. O secretário Hudson vem trabalhando com uma nova modalidade de segurança pública, não só na parte da repressão, mas também na parte de prevenção e isso é muito bom. Então, eu acredito que podemos montar uma estrutura melhor dentro da segurança do município”, contou o secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva.

De acordo com o coordenador do Centro Integrado de Operações da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp), coronel Saulo de Tarso Sanson, durante a reunião, além de apresentar o que já foi feito no quesito segurança pública, os próximos passos também puderam ser apresentados. “ Nós temos que integrar as forças de segurança com a missão de potencializar nossas ações. Paranaguá precisa desse apoio, e com isso iremos atuar com algumas  operações por aqui, visando trazer segurança e tranquilidade para a sociedade. Diante disso, desenvolvemos a ideia da criação do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública para o Litoral do Paraná, que é uma ferramenta importantíssima para uma conexão entre Governo Estadual e Federal. Fortalecendo ações entre prefeitos e vereadores aqui do litoral do Paraná auxiliando em projetos e demandas entre os municípios e estados”, destacou.

Durante o encontro foram apresentados os OVNs e demais equipamentos, que  foram adquiridos pelo Ministério da Justiça. O Paraná tem um acordo de cooperação técnica através do programa Guardiões das Fronteiras e atende as unidades que compõem esse programa. O Batalhão da Polícia Militar (BPM), o O Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde Ambiental (BPAmbFV)  e o Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) da Polícia Civil do Paraná, receberam esses equipamentos e com isso poderão atuar com mais precisão contra o crime organizado nessa e em outras regiões do estado.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná, junto com demais representantes das forças de segurança continuarão realizando operações semanalmente na região de Paranaguá, buscando trazer novamente a tranquilidade e mais segurança para a região. A criação do Grupo de Gestão Integrada no litoral do Estado, poderá trabalhar em parceria com outros órgãos, buscando trazer  a segurança que a sociedade tanto almeja. 

GGI - O Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública para o Litoral do Paraná, tomará posse no mês de Abril e terá como objetivo facilitar a coordenação do Sistema único da Segurança pública, na área de influência litorânea do estado do Paraná. Seguindo as diretrizes nacionais orientadoras dos Gabinetes de Gestão Integrada em Segurança Pública e as orientações do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras terrestres e marítimas, instituído.

PRESENÇA - Estiveram presentes na reunião o coronel coronel Fernando Klemps, o comandante Do 9° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Durval Tavares Junior,  o vice-prefeito de Paranaguá, José Carlos Borba, o coordenador regional do litoral da Casa Civil, Arnaldo Maranhão, vereadores e prefeitos do litoral do estado, representantes das forças de segurança do Paraná, representantes da Polícia Rodoviária Federal e representantes da Guarda Civil Municipal de Paranaguá. 

GALERIA DE IMAGENS