Secretário de Segurança participa da 3ª edição do Congresso de Operações Policiais Internacional 26/10/2023 - 17:44

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, participou entre quarta-feira (25) e quinta-feira (26), da 3ª edição do Congresso de Operações Policiais (COP), em São Paulo. Esse é um dos principais eventos sobre segurança pública e atividade policial da América Latina, que promovendo debates entre secretários estaduais, comandantes e chefes da Polícia de todo o país  

O Congresso de Operações Policiais serviu como palco para importantes reuniões e encontros estratégicos, promovendo a cooperação entre diversos órgãos de segurança em nível nacional. Bem como, as reuniões do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP), o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC), do Conselho Nacional Coordenadores de Operações Policiais Especiais (CNCOPE) e o 1º Encontro dos Comandantes de Batalhões de Operações Policiais Especiais (BOPE).

“Nós tivemos reuniões bastante produtivas por aqui, onde cada secretário falou do seu estado. Juntos debatemos temas importantes referente a segurança pública, entre eles, a situação de padronização de procedimentos e protocolos das guardas municipais do país, bem  como a situação de repasse de fundo do governo federal para a segurança pública de todo o país. Falamos também da possibilidade de encaminhamento de propostas de atualização e mudança da legislação penal e da lei de execuções penais do código penal, do código processo penal, entre outros temas abordados”, destacou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira

O secretário Hudson, ainda ressaltou sobre realizar um trabalho mais pontual e mais focado no crime organizado, no estado do Paraná, visando a necessidade de um bloqueio, para impedir o tráfico na fronteira e no porto de Paranaguá.

Acompanhando o secretário da segurança durante o evento em São Paulo, o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva participou da reunião do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares (CNCG), onde falou sobre o comprometimento da PMPR com a busca de soluções eficazes para os desafios enfrentados pelas forças de segurança do país.

O COP Internacional é conhecido por ser um fórum de excelência para o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas na área de segurança pública. Além disso, promove o debate e a busca de soluções inovadoras para os desafios que afetam as forças policiais em toda a América Latina. A edição de 2023 contou com a presença de renomados especialistas, acadêmicos e representantes de instituições governamentais ligadas à segurança pública.

CONSESP - Os integrantes que participaram da reunião do Conselho Nacional de Secretários da Segurança Pública (Consesp), defenderam a reforma da legislação processual e da execução penal brasileira. O estado de São Paulo vai liderar esse debate entre os secretários para formular propostas de modificações na legislação penal. 

O presidente do Consesp, secretário Sandro Caron, do Rio Grande do Sul, destacou a importância do apoio de outros estados.

“A ideia é que o grupo de trabalho estabeleça os pontos críticos de maneira célere e pragmática para que possamos defender as propostas juntos aos parlamentares”, explicou o presidente do Consesp, secretário de segurança do Rio Grande do Sul,  Sandro Caron. 

Os secretários montaram um grupo de trabalho e a partir de agora terão em torno de noventa dias para montar propostas de mudanças com base nas dificuldades que cada região enfrenta. 

As sugestões serão apresentadas aos demais integrantes do conselho no próximo encontro, marcado para janeiro de 2024. Após a deliberação das principais pautas, as demandas serão discutidas com representantes do Congresso Nacional.

COP INTERNACIONAL - O COP Internacional está em sua terceira edição e configura como o maior evento latino-americano voltado para a atividade policial. Sua feira de negócios tem entrada gratuita e é aberta ao público a partir dos 18 anos. Além disso, um dos principais objetivos do evento é a integração da sociedade civil junto às forças de segurança, defesa e justiça do país. 

 

GALERIA DE IMAGENS