Secretário da Segurança reúne-se com  Prefeito de Porto Rico, no Noroeste do Paraná  06/08/2021 - 11:33

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, esteve no município de Porto Rico, no Noroeste do Paraná, na tarde desta quinta-feira (05/08), para tratativas sobre o fluxo de trabalho das forças de segurança na região, com planejamento de reforço para os próximos feriados e final de semana, além da operação verão 2021-2022. Na ocasião o secretário também visitou os pontos de apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da região. O Deputado Estadual, Luiz Claudio Romanelli, participou da reunião. 

Para o secretário Marinho, a visita na região é importante para que ele possa conhecer a estrutura do local e ouvir as demandas dos representantes para um planejamento estratégico, de forma integrada com a prefeitura de Porto Rico, para ampliação no atendimento das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros na região. 

“A estrutura de segurança aqui em Porto Rico precisa ser construída para atender o grande fluxo móvel que o município possui. E isso é um grande desafio que a Secretaria tem. Por isso vim conhecer o local, ouvir e aprender com os representantes da região para planejar a melhor logística, pois junto com o atrativos que a cidade oferece, que são as praias de água doce, precisa ter uma estrutura em diversas setores. E a nossa parte é cuidar da segurança pública”, destacou o secretário. "A palavra da Segurança é ação”, ressaltou. 

"É importante estarmos aqui hoje para ouvir o que o prefeito e os vereadores de Porto Rico tem a dizer sobre as demandas da região, acompanhado do coronel Marinho para analisar o que pode ser feito para a segurança pública e a proteção aos nossos veranistas", afirmou o deputado Romanelli. 

Neste ano, em razão da alta demanda turística que a região possui, principalmente nos feriados e finais de semana, a Secretaria da Segurança Pública deverá antecipar as atividades de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, conforme destacou o Subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior. 

“A visita de hoje foi importante para discutir sobre a ampliação nos atendimentos de guarda-vidas, tanto militar quanto civil, para Porto Rico. Além disso, um fato inédito é que estaremos presentes nos feriados importantes, já a partir do mês de setembro, e continuaremos com toda força em dezembro, com a operação verão, para fazer os salvamentos e orientações para as pessoas que frequentam a Costa Noroeste”, informou. 

O policiamento na região pertence ao 3º Comando Regional de Polícia Militar (3° CRPM) de Maringá, e de acordo com o subcomandante do 3° CRPM, tenente-coronel Ademar Carlos Paschoal, o diálogo e trabalho integrado são fundamentais. 

“Nós discutimos hoje, de forma integrada com o secretário da segurança, o prefeito e o deputado, como intensificar as ações de policiamento. Nós já estamos com estudo em andamento para aumentar o efetivo nos finais de semana para atender a população e garantir a segurança de todos, com viatura à disposição e também fazendo o policiamento preventivo, unindo as forças, juntamente com a Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, para que possamos ter um melhor resultado em prol de toda comunidade na região”, disse. 

Já o Prefeito de Porto Rico, Alvaro de Freitas Netto (Arapongas) destacou a importância da visita do Secretário para que ele entenda a logística do local e ajude nas demandas na área da Segurança Pública da região. 

"É uma evolução para o município receber a visita do Secretário da Segurança e uma grande satisfação ouvir as ações que ele e sua equipe pretendem implantar. A segurança é que determina o sucesso da nossa cidade, pois muitas vezes famílias ordeiras começam a se afastar do lugar por não se sentirem seguras, e com mais polícia presente as coisas vão mudar. O turismo aqui na região aumenta mês a mês e se a segurança estiver presente, vai melhorar ainda mais”, afirmou o prefeito. 

PRESENÇAS - Durante a reunião em Porto Rico, além das autoridades já mencionadas, também estavam presentes, o comandante do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente (9°SGBI) de Paranavaí, major Jardel Pereira dos Santos; o comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM) de Loanda, major Josmar Francisco Moreira Moreira; integrantes da PM e Corpo de Bombeiros da região noroeste e vereadores de Porto Rico.

GALERIA DE IMAGENS