Secretário da Segurança Pública reúne-se com desembargadora e coordenadora da CEVID 10/11/2021 - 17:40

O secretário da Segurança Pública do Paraná (Sesp), Romulo Marinho Soares, reuniu-se nesta quarta-feira (10/11), na sede da Sesp, com a desembargadora e coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Paraná (CEVID), Ana Lúcia Lourenço. A reunião tratou de projetos que possibilitem melhorias no fluxo de trabalho do Judiciário e no atendimento das forças policiais no que tange à violência doméstica contra mulheres.

Entre os assuntos abordados, durante a reunião, estavam ações já em andamento como o botão do pânico virtual via app 190 PR (ferramenta que permite que mulheres com medidas protetivas e em situação de perigo, possam acionar a Polícia Militar pelo aplicativo 190 PR instalado no celular) e também sugestões de iniciativas que possibilitem ampliação e celeridade no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

O secretário Marinho destacou a necessidade de mais integração entre a Pasta, o Judiciário e as forças policiais estaduais e municipais, para ampliação de projetos e de atendimento em todo Estado. “São várias instituições envolvidas no combate à violência doméstica, este crime tão covarde, que merece nossa atenção. Vamos aqui reafirmar nosso compromisso em busca de uma meta positiva para a redução deste crime no Estado”, afirmou.

“O desafio é grande e o cenário é bem difícil, mas precisamos trabalhar juntos, com muito diálogo, para minimizar o problema da violência doméstica e proporcionar um acolhimento adequado às mulheres, além de um julgamento mais célere para estes casos”, destacou a Desembargadora Ana Lúcia Lourenço.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião, além das autoridades já citadas, a chefe de gabinete da Sesp, delegada Luciana de Novaes; o assessor civil da Sesp, delegado Vinicius Augusto de Carvalho; o assessor jurídico do Departamento Penitenciário, delegado Renan Ferreira; o subchefe da assessoria militar no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), major Sthefano Roberto Janata e a assessora judiciária da CEVID no TJPR, Bruna Caroline Monteiro Rosa.