Secretário da Segurança Pública representa governador no ENATI, em Foz do Iguaçu 18/10/2021 - 19:13

O Secretário da Segurança Pública do Paraná (Sesp), Romulo Marinho Soares, esteve nesta segunda-feira (18/10) em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, como representante dos chefes do executivo estadual, governador Carlos Massa Ratinho Junior e do vice-governador Darci Piana, para a abertura do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação (ENATI) da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O evento tem o intuito de promover debates sobre a aplicação da tecnologia nas operações policiais nas rodovias, de forma integrada com outras instituições, além de mecanismos que possibilitem mais segurança no trânsito.

O Secretário destacou o uso da tecnologia, além da integração e parceria com as instituições, entre elas, a Polícia Rodoviária Federal, como importante estratégia para otimização dos trabalhos e para as diversas operações em prol da segurança pública no Paraná. “A Secretaria tem buscado constantemente apoio de instituições que trabalham com tecnologia e inovação, como parte do nosso planejamento estratégico, para aprimorarmos nossas atividades para a segurança da população. Ninguém faz nada sozinho, por isso precisamos estar integrados, pois todos nós somos a segurança pública”, afirmou.

“Também quero agradecer ao nosso governador Ratinho Junior pelo apoio e colaboração para a concretização de importantes ações e projetos da Secretaria da Segurança. Isso demonstra o seu comprometimento, principalmente com a população do estado do Paraná, pois todas essas ações são para bem servir à sociedade”, ressaltou o secretário Marinho.

A integração, o avanço da comunicação, a facilidade tecnológica, entre elas, a prestação de serviços à sociedade de forma digital, além de ações que possibilitem a redução de mortes no trânsito são referências para a segurança, conforme destacou o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro. “A nossa atuação está pautada em dois importantes pilares: a transformação digital e a segurança para salvar vidas, precisamos promover ações para reduzir o número de mortes no trânsito”, explicou. “Temos buscado aproximar cada vez mais as instituições para melhorar a prestação do serviço à sociedade”, acrescentou.

O diretor-geral substituto da PRF, Jean Coelho, destacou as ações em conjunto para promover a segurança diária no trânsito e a parceria com o Estado do Paraná. “A relação institucional com o estado do Paraná sempre foi muito próxima, onde pudemos construir pontes e estreitar laços, por meio da disponibilização de ferramentas e compartilhamento de informações”, afirmou. “Agradeço pela parceria nas operações e informações e nos colocamos à disposição para o que for necessário”, ressaltou.

ENATI – O evento acontece de 18 a 22 de outubro, na cidade de Foz do Iguaçu, onde serão abordados, entre os participantes ligados à segurança pública e políticas públicas voltadas ao trânsito, debates sobre a aplicação da tecnologia nas operações policiais nas rodovias e ações a serviço da sociedade, que promovam mais segurança no trânsito. Também participam deste evento diversas empresas privadas que utilizam a tecnologia para oferecer seus serviços à população.

Durante a tarde, em continuidade ao evento ENATI, as autoridades fizeram uma visita técnica no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para conhecer as boas práticas de algumas tecnologias implantadas neste local. O roteiro incluiu visita panorâmica na Itaipu Binacional, conhecer a estrutura Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes, que reúne produtos e projetos do Parque, entre eles, a recarga de veículos elétricos, iluminação inteligente e monitoramento por drone.

Os visitantes também conheceram o Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), departamento criado para atuar no combate às organizações criminosas em todo país, auxiliando os policiais (federais, estaduais e municipais), além de outras instituições de fiscalização, no monitoramento, controle e na troca de informações relevantes sobre a criminalidade, em especial na região de fronteira do Brasil. O CIOF é composto por diversas forças de segurança.

“A Itaipu tem sido uma grande parceira da Secretaria, principalmente na questão de investimentos, tornando possível a execução de grandes projetos”, acrescentou o secretário Marinho.

PRESENÇAS – Além das autoridades já citadas, também estiveram presentes na abertura do evento e na visita técnica, o diretor do Departamento de Empreendedorismo Inovador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Cesar Pinto; o chefe da Assessoria de Informações da Itaipu Binacional, Francisco Ronald Rocha Fernandes; o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Wagner Mesquita de Oliveira; o diretor de Tecnologia, Informação e Comunicação da PRF, Fabio Williams de Sousa; o diretor técnico do Parque Tecnológico da Itaipú, Rafael José Deitos; o superintendente da PRF no Paraná, Antônio Paim de Abreu Junior; o Presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais, Dovercino Borges Neto e demais autoridades e convidados.