Secretário da Segurança Pública participa de reunião para discutir estratégias relativas ao turismo na fronteira do Estado 15/10/2021 - 12:40

Nesta quinta-feira (14), em Foz do Iguaçu, o secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, participou de uma reunião com a Paraná Turismo, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), juntamente com outros representantes municipais e de entidades relacionadas. O encontro teve a finalidade de discutir e alinhar estratégias relativas ao turismo e a segurança na região da fronteira, bem como reforçar a parceria entre as instituições nos próximos meses.

O secretário Marinho destacou que diversas demandas da reunião foram ouvidas e serão discutidas com a equipe da Pasta e instituições vinculadas. “Queremos que as pessoas venham para Foz ver as belezas naturais que a região oferta sabendo que o Governo do Estado continuará trabalhando para oferecer segurança”, destacou.

De acordo com o secretário, a intenção é que, nós próximos meses, uma estratégia seja implantada na região, com ampliação de atuação e de equipamentos para garantir o lazer dos turistas. Somente no feriado da Independência do Brasil, em setembro deste ano, Foz do Iguaçu recebeu mais de 20 mil visitantes.

Na reunião, também foi buscado elaborar uma proposta para acolher e proteger os visitantes, para mostrar que o Paraná é seguro para receber turistas. “O Governo do Estado está muito preocupado com a retomada do turismo e a segurança dos viajantes é importante para garantir que eles tenham tranquilidade e conforto”, disse o diretor-presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl.

PARTICIPAÇÃO - A reunião uniu opiniões dos setores privado e público. “A sensação de segurança e a segurança em si são importantes para a manutenção do turismo que vem aumentando na região”, afirmou o presidente do Conselho Municipal do Turismo de Foz do Iguaçu (Comtur), Iuri Benitez.

O presidente do Codefoz/Visit Iguaçu, Felipe Gonzales, agradeceu a atenção das autoridades no alinhamento da segurança na cidade de Foz do Iguaçu. “Esta é uma grande oportunidade e uma discussão importante, porque o turismo é a maior economia da cidade”, afirmou.

PRESENÇAS – Além das autoridades citadas, também participaram do encontro o chefe do Ministério Público Federal, João Fabio Galeano; da Inteligência da Polícia Rodoviária Federal, Davi Paes; comandante do 14º Batalhão de Policia Militar, Adelar Davies; secretário municipal de turismo Newton Paulo Angeli; secretário municipal de segurança pública de Foz do Iguaçu, Reginaldo Silva; presidente do Sindhotéis, Neuso Rafain; gestor da empresa Princesa dos Campos Gilson Barreto; representante do Macuco Safari, Lucas de Almeida; do sócio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná, Camilo Rorato; chefe de gabinete de Foz do Iguaçu, Paulo Custódio; coordenador de comunicação da Paraná Turismo, Evelozio Velozo Santos; e a assessora regional de Foz do Iguaçupela Paraná Turismo, Valéria Mariotti.