Secretário da Segurança Pública participa de reunião do Comafen, no Noroeste do Paraná 06/08/2021 - 19:04

O secretário da Segurança Pública do Paraná,Romulo Marinho Soares, participou da Assembléia Geral de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal da Apa Federal do Noroeste do Paraná (Comafen). A reunião ocorreu nesta sexta-feira (06/08), no município de Loanda, e contou com a presença do Deputado Estadual, Luiz Claudio Romanelli, e de prefeitos do noroeste e representantes locais para discutir melhorias na área da Segurança Pública.

Durante a reunião, o Secretário Marinho ouviu as demandas das 12 prefeituras que compõem o Comafen para alinhamento de estratégias que possam colaborar tanto com a estrutura quanto com a sensação de Segurança para os moradores da região.

“A reunião de hoje foi importante para organizamos um fluxo de trabalho, onde pudemos ouvir as demandas dos prefeitos do Comafen. Agora compete à Secretaria da Segurança fazer um relatório para ver o que já conseguimos destravar para melhorar esse fluxo e reforçar o policiamento na região Noroeste. Além disso, precisamos buscar um planejamento estratégico e orçamento para implementar as ações na área de recursos humanos, equipamentos e logística. A integração entre os três Poderes prevaleceu, pois todos puderam opinar, o que tornou a reunião foi bem objetiva e de alta produtividade”, destacou o secretário.

Para o Deputado Romanelli é importante o diálogo entre os representantes do poder Executivo, Judiciário e Legislativo, para que, de forma integrada, possam encontrar soluções criativas para contribuir e fortalecer a segurança. "Cumprimos o objetivo da missão aqui, que foi tratar de temas que envolvem a parte de veraneio, que é um problema objetivo de Porto Rico, e também fazer a articulação, por meio do Comafen, com todos os municípios. Foi uma reunião de altíssimo resultado positivo, que nós teremos desdobramentos de tudo que foi tratado aqui e que demonstra a capacidade de liderança e ao mesmo tempo de planejamento e de gestão que o coronel Marinho tem sobre a área de segurança pública”, afirmou.

É preciso conhecer e identificar, dentro dos municípios do Noroeste, qual a forma mais viável de atender as demandas da região, conforme explicou o Subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior. "O encontro foi fundamental para entender a região do noroeste e quais são as demandas a nível de Corpo de Bombeiros. Nós percebemos claramente que precisamos avançar com novos equipamentos e renovação de efetivo e ficamos bastante felizes por ter o apoio da Comafen, através dos prefeitos, com todos tentando somar para fazer um atendimento melhor no que tange ao Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil", esclareceu o coronel Vasco.

Para o policiamento e aumento de efetivo da região, umas das alternativas propostas, até a chegada dos militares aprovados em concurso público, é criar um fluxo de incentivo de adesão à diária extrajornada, conforme explicou o subcomandante do 3° Comando Regional de Polícia Militar (3° CRPM) de Maringá, tenente-coronel Ademar Carlos Paschoal. "A reunião com a participação do nosso secretário foi bastante importante e nos deu uma série de demandas que vamos levar ao nosso comandante regional, uma delas é a extrajornada, para colocar mais policiais em sua atividade fim, principalmente aqui na região, que a sociedade pede tanto por segurança", afirmou o tenente-coronel Paschoal.

O Presidente do Comafen e prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, Francisco Antônio Boni (Fran Boni), destacou a parceria entre os prefeitos e da Secretaria da Segurança para que a população de bem esteja protegida. "Os prefeitos estão muito satisfeitos com a vinda do Secretário da Segurança aqui, pois na reunião que tivemos ele pôde esclarecer com muita paciência e com muita inteligência explicar sobre todas as reivindicações dos prefeitos. Nós só temos a agradecer, principalmente ao governo do estado e ao excelente profissional à frente da secretaria de segurança", destacou o prefeito de Loanda, José Maria Pereira Fernandes (Zé Maria).

COMAFEN - Compõem o Comafen 12 municípios do Noroeste do Paraná, que juntos somam quase 100 mil habitantes. Os municípios fazem divisa com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e também têm proximidade de fronteira com o Paraguai. A entidade, de personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica, tem o intuito de desenvolver os municípios que a compõem e representá-los junto ao Governo Federal e Estadual para planejar e adotar medidas nos assuntos de interesse em comum.

MUNICÍPIOS - Os municípios do Noroeste do Paraná que compõem o Comafen são: Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Loanda, Marilena, Nova Londrina, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica e São Pedro do Paraná.

PRESENÇAS - Além das autoridades já citadas, também estiveram presentes os seguintes prefeitos da região noroeste: o prefeito de Diamante do Norte, Eliel dos Santos Correia; o prefeito de Nova Londrina, Otávio Henrique Grendene Bono; Prefeito de Santa Mônica, Luan Frazatto; o prefeito de Rico, Alvaro de Freitas Neto; prefeito de Querência do Norte, Alex Sandro Fernandes; prefeito de Marilena, José Aparecido Silva e o prefeito de Santa Isabel do Ivaí, Freonízio Valente.

Também estiveram presentes, o comandante do 3ª CIPM de Loanda, major Josmar Francisco Moreira; o comandante do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Paranavaí, Major Jardel P. Santos; o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental de Umuarama, tenente Namur Hamilton Zandona; do 13º Batalhão de Polícia Militar Guaíra,

tenente Vitor Voltolini Jr. Também participaram, representantes do Ministério Público e dos Conselhos de Segurança (Conseg) da região, além de vereadores, secretários municipais e integrantes dos CONSEGs municipais e demais autoridades da região Noroeste.