Secretário da Segurança Pública ministra palestra sobre segurança pública em Londrina 23/05/2025 - 15:32

O secretário da Segurança Pública do Paraná Hudson Leôncio Teixeira ministrou, na noite desta quinta-feira (22), uma palestra sobre segurança pública em Londrina. A apresentação reuniu aproximadamente 120 pessoas, dentre empresários do agronegócio da região e servidores das forças de segurança.

Durante o evento, o secretário destacou que a integração entre as forças de segurança é essencial para a redução dos índices de criminalidade no estado. Segundo ele, no primeiro trimestre de 2025, o Paraná registrou o menor número de homicídios da série histórica iniciada em 2007, com 353 casos.

“Nós queremos que o Paraná seja o estado mais seguro do Brasil. Buscamos isso todos os dias, acompanhando os dados para que as pessoas não sejam vítimas do crime”, disse.

Além disso, houve redução nos casos de furtos e roubo em comparação com os últimos anos. Com 38.689 registros entre janeiro a março, esses crimes atingiram o menor índice dos últimos 17 anos.

Por outro lado, na apreensão de drogas, o número de entorpecentes apreendidos é o maior já registrado, com 135,7 toneladas no primeiro trimestre de 2025, uma média de 1,5 toneladas por dia.

Na sequência, o secretário Hudson comentou sobre projetos da Secretaria, como a operação Cidade Segura, que concentra ações de prevenção, repressão qualificada e inteligência em municípios com maior incidência criminal. O objetivo da iniciativa é reduzir os números de homicídios, roubos e tráfico de drogas em todo o Paraná.

Ele também destacou as ações do Programa Mulher Segura, criado para combater a violência contra a mulher, violência doméstica e feminicídio no Estado, por meio de palestras para conscientização das mulheres sobre a garantia de seus direitos e a importância da denúncia, além de visitas às vítimas.

Dentro do Programa Mulher Segura foi criado o “De Homem Para Homem”, uma medida com uma série de palestras e ações educativas em órgãos públicos, instituições de ensino e empresas, voltadas exclusivamente aos homens, abordando temas como os tipos de violência contra a mulher, suas consequências e a importância da atuação dos homens na prevenção.

Além disso, ações do Programa Patrulha Rural Comunitária 4.0, da Polícia Militar do Paraná (PMPR), também foram mencionadas durante a palestra. Com início em 2022, o programa registrou uma queda nos principais indicadores dos crimes da região. O número de homicídios caiu 34,7% na comparação desde o início da ação, a quantidade de furtos com queda de 34,6% e furtos com 35%. Esses resultados foram alcançados através de operações policiais, visitas comunitárias, cadastros de propriedades, vistorias preventivas, promoção de integração comunitária e orientações diárias.

GALERIA DE IMAGENS