Secretário Hudson recebe secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres Denise Motta Dau 29/07/2024 - 19:31

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, recebeu na tarde desta segunda-feira (29) a secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, Denise Motta Dau. A reunião foi na sede da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), em Curitiba. O encontro contou ainda com a presença da secretária de estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte. O secretário Hudson apresentou as ações da Operação Mulher Segura, juntamente com o programa voltado ao enfrentamento à violência contra a mulher, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública.
"Com a Operação Mulher Segura, em conjunto com o Programa Mulher Segura, temos como objetivo fortalecer a rede de atendimento para mulheres vítimas de violência. Acreditamos que uma abordagem mais integrada e eficaz pode fazer uma diferença significativa na vida dessas mulheres. O Programa Mulher Segura é um exemplo claro de como podemos avançar de maneira efetiva nessa questão", afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.
O secretário ressaltou que as ações devem continuar e que o foco é ampliar a rede de atendimento às vítimas de violência e garantir a segurança para elas.
A secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, Denise Motta Dau, agradeceu a apresentação exposta pela comissão envolvida no programa. “É muito importante para nós acompanhar como estão evoluindo as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher e envolvimento de várias áreas da segurança pública em uma somatória de esforços para conseguir reduzir esses indicadores”, comentou.
Além da apresentação do programa, a reunião abordou a necessidade de capacitação especializada para profissionais que lidam com casos de violência doméstica. Os participantes debateram sobre a implementação de novas tecnologias para melhorar o monitoramento e o atendimento das vítimas, com o objetivo de criar um sistema mais ágil e eficiente.
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte, expressou sua satisfação com o programa e a colaboração entre as instituições. “Tenho me orgulhado muito desse programa e fiz questão de trazer a Secretária Denise para conhecer nossos esforços. Essa iniciativa reforça as ações e medidas que estamos implementando, mostrando como a parceria entre a Semipi e a Sesp é fundamental para o sucesso das nossas políticas e programas voltados ao enfrentamento da violência contra a mulher”, afirmou Leandre.
PROGRAMA MULHER SEGURA - O Programa Mulher Segura é uma iniciativa lançada pelo Governo do Estado e executada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública com o objetivo de reprimir crimes contra mulheres, além de prevenir e oferecer suporte às vítimas, garantindo que recebam o auxílio necessário para superar situações de violência. O programa busca reforçar a proteção e garantir os direitos das mulheres em todas as regiões do Paraná, contando com a atuação das polícias Civil, Militar, Científica, Penal e Corpo de Bombeiros, além do apoio de diversas instituições.
PRESENÇAS - Participaram da reunião a Diretora De Políticas Públicas Para As Mulheres do Semipi, Mariana De Sousa Machado Neris, a Diretora de Proteção de Direitos, Pagu Rodrigues, o Gerente de Projeto, Marcelo Seferin Pontes, a coordenadora estadual de políticas para as mulheres encarceradas, a policial penal Juliana Heindyk Duarte, a assessora da Polícia Penal pela Sesp, Ananda Chalegre, a perita criminal Mariana Ulysséa, o assessor da Polícia Científica pela Sesp, Luciano Souza Pereira, a major do Corpo de Bombeiros, Franciane Siqueira, a capitã do Corpo de Bombeiros, Ivna Caroline Dias, a delegada Luciana Novaes, o tenente-coronel Damiã Eneias de Melo dos Santos, o delegado da Polícia Civil, Leonardo Carneiro, o diretor de Políticas Públicas da Sesp, coronel Saulo de Tarso Sanson.