Secretário Hudson participa de reunião de planejamento para ações no centro de Curitiba 10/02/2025 - 14:04

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, e os representantes das forças de segurança estaduais se reuniram com o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero, para uma reunião de planejamento da operação Centro Seguro, na manhã desta segunda-feira (10). A ação faz parte da Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, lançada na última quinta-feira (6). O encontro ocorreu na sede da Prefeitura de Curitiba, no bairro Centro Cívico.
Visando o estabelecimento da ordem e o fortalecimento da segurança no centro da Capital, o secretário Hudson declarou que amplificará a atuação ostensiva do 12º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, responsável pela região, em conjunto com a Polícia Civil do Paraná e o Ministério Público. "Nos programamos para que neste primeiro mês, e de forma gradativa ao decorrer do ano, o policiamento na área central seja intensificado. Nosso objetivo é identificar essas pessoas que utilizam a vulnerabilidade social como plano de fundo para a prática de crimes. Vamos reforçar as abordagens com a Polícia Militar e contaremos com os papiloscopistas da Polícia Civil e o Ministério Público para identificação dos abordados", disse.
O prefeito Eduardo Pimentel Slaviero explicou sobre os procedimentos que serão adotados para as pessoas em vulnerabilidades que não estiverem envolvidas com o cenário criminal da região. "Essas pessoas que estão se aproveitando da vulnerabilidade para praticar crimes serão cuidadas pelas forças policiais. Já os demais, que estão nessa situação precária, daremos todo o apoio ao tratamento de saúde e de dependência química. Também vamos investir em moradia e dedicar uma parcela de vagas na prefeitura para essas pessoas, permitindo que elas reingressem a sociedade", afirmou.
A operação terá como principal foco a repressão de crimes de roubo, furto e tráfico, ocorrências predominantes na região central de Curitiba, segundo análise técnica feita pelas forças de segurança. As ações terão integração com a Guarda Municipal e os Conselhos de Segurança da região.
PRESENTES - O encontro também contou com a presença do vice-prefeito de Curitiba, Paulo Eduardo Martins; do Secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Rafael Ferreira Vianna; do promotor de justiça, Ricardo Casseb Lois; do diretor da Guarda Municipal da Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior; do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva; do subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; do comandante do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), major João Roberto Alves; do delegado-geral adjunto da PCPR, Riad Braga Farhat e do coordenador de Operações Integradas da Secretaria da Segurança Pública, coronel Sérgio Augusto Ramos.