Secretário Hudson participa de posse da nova diretoria do Conseg Tibagi 17/03/2023 - 16:03

O secretário da Segurança Pública do Paraná (Sesp), Hudson Leôncio Teixeira, esteve em Tibagi, nos Campos Gerais, na tarde desta quinta-feira (16), onde participou da cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Comunitário de Segurança do município. 

A posse dos novos membros foi oficializada com a entrega em mãos da Carta Constitutiva do Conselho Comunitário de Segurança de Tibagi. O secretário Hudson e o coordenador estadual dos Consegs, coronel Chehade Elias Geha, entregaram o documento para o presidente eleito para coordenar o Conseg Tibagi, Adriano Freitas Machado. 

“Os Conselhos Comunitários de Segurança demonstram a participação da sociedade no reforço da segurança pública. O apoio do município e organizações já resultou na doação de novos equipamentos, viaturas e  armamentos, por exemplo, que podem ser usados pelas polícias”, ressaltou o secretário Hudson. Ele também fez referência a entrega de 18 fuzis que foram doados pelos Conselhos de segurança da região centro-sul em parceria com o Sindicato Rural de Guarapuava, o Clube de Caça e Tiro de Guarapuava e o Sicredi Regional para a Polícia Militar de Guarapuava. 

O coordenador estadual dos Consegs, coronel Chehade Elias Geha, também comentou que os Consegs são uma forma de aproximar comunidade e polícias. “Ninguém melhor que um morador daquela rua, bairro ou município para nos dizer quais são as necessidades de segurança e nos contar aquilo que precisam na região. Segurança pública é algo muito maior do que somente a presença das forças de segurança, é também o diálogo e a troca de informações”, explicou. 

A diretoria do Conselho que tomou posse na noite de ontem foi eleita em outubro de 2022. O novo presidente do Conseg Tibagi, Adriano Freitas Machado, se mostrou confiante com a parceria estabelecida junto com a Sesp. “Agradeço a presença do secretário aqui no município. É a primeira vez que um secretário vem até a região e se mostra interessado nas ações e no trabalho integrado entre a Secretaria da Segurança Pública e o Conseg do município. É um prestígio podermos definir juntos as ações de segurança do município", frisou.

MONITORAMENTO - Antes da cerimônia de posse dos novos membros do Conseg Tibagi, o secretário esteve na solenidade de inauguração da Central de Monitoramento de Câmeras José Divonei Pedroso, da Guarda Municipal de Tibagi.

Em seu discurso, o secretário Hudson ressaltou a importância de elaborar ações em conjunto com as prefeituras municipais. “Temos participado de vários eventos nos quais as prefeituras, com o apoio da comunidade, têm colaborado com ações que reforçam a segurança pública nos municípios. Somente com integração e atuação conjunta conseguiremos alcançar índices melhores e reduzir a criminalidade em todo o Paraná”, disse. 

A nova Central de Monitoramento conta com cinquenta e duas câmeras espalhadas por todo o município e já colaborou para a elucidação de diversos crimes cometidos em Tibagi. 

“Nós somos o maior município do Paraná em extensão de área. Esse novo espaço com as câmeras ajuda muito a nossa região. Pretendemos aumentar com a aquisição de mais câmeras e também fazer a interligação das imagens com outros municípios. Acredito que devemos melhorar esse trabalho a cada dia e também pretendemos reforçar o apoio com as polícias pois, se salvarmos apenas uma vida, já pagamos a conta", afirmou o prefeito de Tibagi, Artur Butina. 

PRESENÇAS - Estiveram presentes, além das autoridades citadas acima, o presidente da Câmara de Vereadores de Tibagi, Eduardo Torres de Oliveira; a chefe de gabinete da Prefeitura de Tibagi, Kelly Oliveira; o diretor de gestão em Segurança da Sesp, coronel Carlos Eduardo Cidreira; o chefe de comunicação da Sesp, coronel Mário Henrique do Carmo; o comandante do 4° Comando Regional, tenente-coronel Joas Marcos Carneiro Lins; o comandante do 26° BPM, tenente-coronel Walter João Marques Luiz; os vereadores de Tibagi Orlei Costa e Enio Antunes e a promotora de Justiça, Juliana Schasiepen.

GALERIA DE IMAGENS