Secretário Hudson acompanhou a abertura da 51ª edição da Expoingá 09/05/2025 - 17:10

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, marcou presença na abertura da 51ª edição da Expoingá, realizada nesta sexta-feira (9), em Maringá, região Noroeste do Estado. O evento acontece entre os dias 8 e 14 de maio, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.
A proposta da edição deste ano é oferecer uma experiência imersiva ao público, com degustações e apresentações que reforçam a identidade cultural e econômica paranaense. O Governo do Estado participa com um estande que reúne mais de 70 expositores, promovendo produtos típicos do Paraná.
“Eventos como esse são importantes para aproximar ainda mais a população das nossas forças de segurança e apresentar o trabalho que realizamos no dia a dia. Nesta edição da Expoingá apresentamos ações que destacam nossa atuação preventiva e operacional, além do compromisso das nossas equipes com a segurança”, disse o secretário Hudson.
Na área da segurança serão feitas, durante todo o período, ações voltadas à educação, à prevenção e ao atendimento à população rural. A Polícia Militar do Paraná (PMPR) apresentará o programa Patrulha Rural Comunitária e realiza atividades interativas com o público, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) promove simulações de combate a incêndios florestais e atendimento a acidentes típicos do campo.
Também haverá exposição de viaturas, drones e equipamentos utilizados no policiamento e nas operações de segurança em áreas rurais. Equipes especializadas orientam o público sobre prevenção de golpes, violência no campo e os principais canais de denúncia. A proposta é reforçar a presença do Estado nas regiões produtivas e aproximar os serviços públicos da realidade de quem vive e trabalha no meio rural.
Além disso, a Polícia Civil (PCPR) oferece atendimento ao cidadão, com confecção de boletins de ocorrência e exposição pericial. O evento também contará com o Museu Móvel, da Polícia Científica do Paraná (PCP), que mostrará materiais das áreas de perícia e investigação.
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) apresentará os investimentos destinados à modernização dos armamentos e viaturas utilizados pela corporação, bem como as inovações e tecnologias implementadas em seus diversos setores, além da exposição de trabalhos desenvolvidos por pessoas privadas de liberdade (PPLs).
QUEDA NOS ÍNDICES - Durante a Expoingá, o secretário também comentou sobre a redução dos índices de criminalidade em Maringá no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Maringá apresentou queda de 55,3% nas ocorrências de homicídios (de 15 para 7 ocorrências) e de 6,6% nas de furtos e roubos (2.157 para 2.013 registros).
“Maringá apresentou redução expressiva nos indicadores criminais. Realizamos aqui a Operação Cidade Segura, que contribuiu para a queda de 53% no número de homicídios e 6,6% no número de furtos e roubos”, concluiu o secretário.