Secretaria da Segurança Pública do Paraná homenageia veteranos das forças estaduais 07/10/2022 - 17:18

A Secretaria da Segurança Pública (Sesp) promoveu solenidade para homenagear veteranos das forças estaduais. Durante o evento, realizado no auditório da Sesp, na última quinta-feira (06), o secretário da Segurança Pública do Paraná, delegado Wagner Mesquita, entregou medalhas e certificados para representantes do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, em forma de agradecimento pelo serviço prestado.

Para o secretário, as instituições estão em constante desenvolvimento e é necessário reconhecer quem construiu todo esse caminho. “Gostaria de agradecer por estarmos aqui hoje reunidos em um dia como esse para homenagear aqueles que, por muitas décadas, dedicaram suas vidas à segurança pública,  contribuindo na construção das instituições. Ter a oportunidade de fazer isso em vida tem um significado especial, devemos muito como sociedade, como instituição e como Secretaria. Não chegaríamos onde estamos hoje sem o trabalho e a dedicação dos nossos veteranos. Todo o nosso respeito e a nossa gratidão”, disse Mesquita.

Segundo o secretário, as instituições que integram a Sesp foram construídas e aperfeiçoadas por pessoas que dedicaram suas vidas prestando serviços à população paranaense. Os servidores, durante sua carreira, somaram esforços para que a Secretaria da Segurança Pública do Paraná se tornasse a referência que é hoje, em âmbito nacional.

De acordo com o delegado da Polícia Civil e ex-secretário da Segurança Pública do Paraná, Julio Cezar dos Reis, a decisão de convidar ex-combatentes e homenageá-los é satisfatória. “É importante enaltecer a decisão do secretário em convidar os ex-servidores para receber uma homenagem como essa. É muita alegria pra mim receber esta homenagem, principalmente do doutor Mesquita, que é nacionalmente reconhecido como excelente profissional de segurança”, contou.

A importância dos veteranos da Polícia Militar representa a força e a história de uma corporação cheia de legados, acompanhado de uma tradição reforçada. “Eu fiquei muito emocionado com uma honraria como essa, só agradecer mesmo”, afirmou o coronel Aristides Garret do Prado.

Dorival Conceição atuou no Corpo de Bombeiros por 25 anos e afirmou que a homenagem também é válida para os companheiros que estiveram ao seu lado durante a trajetória da sua carreira. “Receber uma homenagem como esta é muito satisfatório, estou representando aqui também os meus colegas que estiveram comigo durante as batalhas. Viver esse momento diante do comandante do Corpo de Bombeiros coronel Vasco e do major Félix, é uma satisfação. Todos que estão na corporação merecem esse reconhecimento”, comentou.

Tendo atuado por 42 anos na Polícia Científica, o perito José Joel de Camargo falou emocionado: "Estou lisonjeado com essa homenagem, só tenho a agradecer, principalmente ao nosso diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki,  ao secretário Wagner Mesquita e todas as autoridades aqui presentes. Gratidão a esse momento especial”.

A policial penal Mirien Dittrich Paquet, que trabalhou no Estado por 33 anos, disse ter ficado emocionada. “Fiquei muito feliz em ser lembrada e reconhecida. Pela primeira vez eu percebo uma valorização no profissional dos agentes penitenciários”, comentou.

Polícia Civil:
Delegado Julio Cezar dos Reis