Região Metropolitana de Curitiba reduz número de homicídios dolosos no primeiro trimestre de 2025 13/05/2025 - 18:20

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC), composta por 22 municípios, registrou queda no número de homicídios dolosos durante o primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Onze municípios não registraram ocorrências do crime no período. Almirante Tamandaré, Colombo e Pinhais apresentaram as maiores reduções em números absolutos.
Os dados, elaborados pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística, da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, foram tema de reunião na tarde desta terça-feira (13) na sede da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, no bairro Batel, em Curitiba.
Representantes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal se reuniram, juntamente com autoridades dos municípios da RMC, para discutir medidas e definir ações para continuar reduzindo a criminalidade na região, conforme informou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
“Esses números refletem o trabalho integrado das forças policiais e o investimento contínuo em inteligência, tecnologia e pessoal. Na Operação Cidade Segura realizamos, junto com as forças de segurança, um planejamento estratégico com base na análise dos dias e horários de maior incidência das ocorrências e motivações criminais. Assim, elaboramos estratégias para atuar na prevenção, a fim de evitar novas ocorrências", destacou o secretário Hudson.
REDUÇÕES - Os dados mostram que Almirante Tamandaré teve redução de 57,14% nas ocorrências de homicídios dolosos (7 no trimestre de 2024 e 3 no mesmo período deste ano), Colombo reduziu em 55,56% (de 9 para 4) e Pinhais, que registrou cinco ocorrências no primeiro trimestre do ano anterior, não teve registros do crime no primeiro trimestre de 2025.
Adrianópolis, Agudos do Sul, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Pinhais, Quatro Barras, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná não registraram ocorrências do crime no primeiro trimestre deste ano.
CIDADE SEGURA - A Operação Cidade Segura une a atuação integrada das forças de segurança aliada a uma estratégia com foco em prevenção, repressão qualificada e uso de inteligência em municípios com maior incidência criminal. O objetivo da operação é reduzir homicídios, roubos e tráfico de drogas em todo o Paraná.
Na última segunda-feira (12) as forças policiais se reuniram para elaborar o planejamento da operação em Curitiba. O encontro, que também contou com a presença de representantes das forças de segurança locais, ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle, no bairro Centro Cívico, em Curitiba.