Projeto Formando Cidadão já atendeu mais de 2 mil jovens em Francisco Beltrão 27/06/2023 - 18:10

O Programa  Formando  Cidadão é uma parceria  entre Polícia  Militar  e  Prefeitura de Francisco Beltrão- Secretária  de Assistência  Social,  voltado para jovens entre 10 e 17 anos de idade, de baixa renda familiar e que estejam em situação de vulnerabilidade. O programa, criado em outubro de 2001, já atendeu mais de dois mil jovens até hoje. 

A secretaria de assistência social da prefeitura é quem mantém o projeto com tudo que ele precisa, desde alimentação, uniformes, material pedagógico, professores, coordenadores e demais funcionários. 

“Desde a época que eu entrei na polícia, o programa Formando Cidadão já existia em alguns batalhões. Nós ainda temos alguns batalhões que possuem esse programa, como é o caso aqui de Francisco Beltrão. Então é muito bacana ver o empenho dos policiais militares e da prefeitura aqui do município em dar continuidade neste programa. Ter essas crianças em nossa instituição nos deixa orgulhosos. Eles estão sendo preparados para um futuro, por isso nós pretendemos deixar o programa ele cada vez mais atuante”, destacou o secretário.

Ao todo 50 adolescentes participam do programa atualmente, além disso para fazer parte do projeto, eles devem estar matriculados no ensino regular, ter bom rendimento escolar e bom comportamento.

Com muito esforço e dedicação, dos policiais militares envolvidos e também dos voluntários, é oferecido aos alunos uma estrutura com apoio psicológico, social e educacional. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 17h15, onde eles têm almoço e café da tarde.

Lá, os jovens têm aulas de Karatê, muay thay, capoeira, mecânica, ordem unida, organização moral e cívica, música, educação física, noções de instrução militar, reforço nas matérias de português, matemática e inglês. Eles aprendem, também, como viver em comunidade, a respeitar a opinião e o jeito de cada um e ajudar a manter o ambiente em que vivem organizado e adequado para que todos possam usá-lo.

Para a cabo Adriana xxxx, instrutora no programa Formando Cidadão, a convivência com os adolescentes é sempre um aprendizado, pois é uma oportunidade de mostrar para eles que há várias possibilidades na vida e mesmo que o dia a dia mostre o contrário.

“O trabalho diário não é fácil, precisamos balancear o trabalho militar com o pedagógico, pois existem dificuldades do dia a dia. Muitas vezes é necessário mostrar pra eles que eu estou aqui representando o estado e que eles têm que cumprir as regras que são estabelecidas para que a gente possa viver em uma sociedade.

GALERIA DE IMAGENS