Programa Mulher Segura promove palestra na Dalba Engenharia sobre o papel dos homens no combate à violência contra a mulher 07/11/2025 - 09:47
Cerca de 60 funcionários da Dalba Engenharia participaram, na sexta-feira (7), em Guarapuava, de uma palestra do Programa Mulher Segura, da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp). A atividade faz parte do projeto “De Homem para Homem” e teve como foco sensibilizar o público masculino sobre atitudes e comportamentos que ajudam a prevenir a violência contra a mulher.
A palestra foi conduzida pelo soldado Pedro Antonio Souza de Araújo e pelo cabo João Márcio de Oliveira, da Patrulha Maria da Penha do 16º Batalhão da Polícia Militar, que abordaram temas como os cinco tipos de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, além dos tabus culturais que reforçam o machismo no dia a dia.
O encontro também destacou a importância de ouvir e respeitar as mulheres em suas decisões e opiniões.
O coordenador do Programa Mulher Segura, coronel Dalton Gean Perovano, destacou a relevância da iniciativa. "Muitas vezes, nós homens praticamos violências sutis, quase imperceptíveis, mas que também causam danos. Iniciativas como o De Homem para Homem são fundamentais para despertar a consciência e promover o respeito”, afirmou.
Já o cabo João Márcio de Oliveira ressaltou o caráter de reflexão do momento. “Infelizmente, a maioria dos casos de violência doméstica tem os homens como autores. Por exemplo, de cada 100 boletins de ocorrência, 99 envolvem homens como agressores. Por isso, esta palestra tem um caráter especial, que é um momento de conversa de homem para homem, para refletirmos sobre atitudes e responsabilidades”, disse.
A atividade se encerrou com um diálogo aberto entre os participantes, que puderam compartilhar experiências e discutir formas de contribuir para um ambiente mais respeitoso e igualitário dentro e fora do trabalho.
MULHER SEGURA - O Programa Mulher Segura integra a Operação Vida, ao lado dos programas De Homem para Homem e Cidade Segura, e atua diretamente nas comunidades com ações educativas, visitas técnicas e articulação interinstitucional. O foco é claro: prevenir, proteger e combater os diferentes tipos de violência de gênero - com destaque para os casos de feminicídio, estupro e violência doméstica. Com a mensagem "Não é não e não tem discussão", o programa segue reforçando a importância do engajamento coletivo e da atuação integrada para a construção de um Paraná mais seguro e igualitário para todos.
MISSÃO PARANÁ - A iniciativa visa aproximar o Governo do Estado das lideranças locais, conhecer as realidades de cada município e construir, em conjunto, soluções que fortaleçam a segurança pública no Paraná. A proposta é descentralizar as ações da Secretaria, promovendo o diálogo direto com gestores municipais, representantes da sociedade civil e comunidades locais. Nesta edição, a ação que segue até a sexta-feira (7) percorre as regiões Central e dos Campos Gerais, passando pelos municípios de Telêmaco Borba, Carambeí, Ponta Grossa, Santa Maria do Oeste, Pitanga, Guarapuava e Tibagi.














