Policiais paratletas recebem incentivo esportivo com apoio da PMPR e da Cruzada Cosme e Damião 30/04/2025 - 11:20

Dois policiais militares paratletas, receberam, nesta terça-feira (29), materiais esportivos, promovidos pela Cruzada Social Cosme e Damião, em um gesto de apoio à saúde, à inclusão e ao desenvolvimento humano por meio do esporte.

O soldado Romualdo Ferreira Silva Marques, do 17º Batalhão, recebeu um conjunto de agasalho esportivo e o soldado Luan César de Souza Silva, do 13º Batalhão, ganhou um kimono profissional de judô. Ambos integram projetos esportivos voltados à superação de adversidades físicas. 

Após ser atingido em confronto armado em 2021 e adquirir uma deficiência física, o soldado Romualdo iniciou sua trajetória como atleta paralímpico de tiro esportivo, competindo na classe SH1 (voltada a pessoas com deficiência nos membros inferiores). Ele conquistou o primeiro lugar no ranking nacional da prova P1. 

“Uma deficiência pode pegar qualquer um de surpresa. Desde que eu estava no hospital lutando pela vida, a Cruzada tem me apoiado e seguiram comigo quando decidi ingressar no esporte. Hoje posso levar esse exemplo a outros militares que precisam e incentivar todos a contribuirem”, afirmou.

Já o soldado Luan é atleta de judô convencional, judô paralímpico e jiu-jitsu. Ele  também destacou o papel fundamental da Cruzada em sua jornada: “A Cruzada me ajudou muito durante a minha recuperação, inclusive com dietas específicas para o tratamento. Hoje me apoia no esporte, para que eu possa competir em nível mais elevado”, disse. 

A diretora da Cruzada, coronel veterana Miriam Biancolini Nóbrega, reafirmou a missão da entidade em apoiar os militares estaduais em situações de vulnerabilidade ou processos de reabilitação. “A Cruzada também presta assistência em diversas áreas da saúde, oferecendo desde cadeiras de rodas e materiais de higiene, até camas hospitalares e cestas básicas”, afirmou. 

A diretora ainda frisou a importância de cada doação para a vida de um militar e de sua família num momento de emergência ou necessidade. “Nós precisamos do apoio de cada militar estadual que possa se associar ou contribuir. Mesmo uma contribuição muito pequena, para nós faz uma diferença muito grande”, acrescentou.

O chefe do Centro de Educação Física e Desporto da PMPR (CEFID), major Fabrício Baran de Carvalho, também esteve presente e reforçou o caráter coletivo da ação. “O CEFID, através do Projeto PMPR +ESPORTE, integrou o processo de acolhimento e apoio a um dos pedidos e acompanhou o esforço da Cruzada Social em atender as necessidades desses policiais, assim como de tantos outros projetos sociais dos quais faz parte, dentro e fora do esporte”, afirmou.

A Cruzada Social Cosme e Damião é uma instituição assistencial e sem fins lucrativos que prioriza o apoio à militares estaduais e seus familiares

PRESENÇAS - O evento também contou com a presença dos comandantes das respectivas unidades, tenente-coronel Deoclecio Aires Barbosa (13º BPM) e tenente-coronel Giuliano de Freitas (17º BPM). 

 

GALERIA DE IMAGENS