Policiais do BPRONE da PMPR trocam experiências com Guarda Nacional de Portugal 22/04/2024 - 11:17

Policiais militares do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE)  fizeram uma visita técnica à Guarda Nacional Republicana de Portugal para adquirir novas experiências no âmbito das práticas policiais.

Explorar as práticas e técnicas empregadas por uma força policial reconhecida internacionalmente como a Guarda Nacional Republicana pode oferecer conceitos valiosos para aprimorar as operações da unidade da Polícia Militar do Paraná, é o que destaca o comandante da unidade, major João Alves. “Essas trocas de conhecimento e experiência são fundamentais para fortalecer os laços de cooperação internacional e para melhorar a eficácia das forças policiais em lidar com os desafios contemporâneos da segurança pública. Espero que essa visita seja produtiva e que resulte em benefícios tangíveis para ambas as partes envolvidas”, acrescentou Alves.

O Grupo de Intervenção da Ordem Pública (GIOP) faz parte da atividade policial em Portugal e é responsável por uma variedade de missões que abrangem desde a manutenção e restabelecimento da ordem pública até a segurança de instalações sensíveis e grandes eventos.

Os cinco policiais militares do batalhão que fizeram parte da visita compartilham com a tropa as experiências adquiridas durante os sete dias em Portugal. A iniciativa é um compromisso de ambas as instituições na busca de experiências para fortalecer suas capacidades e melhorar sua eficácia no cumprimento de suas missões, como comenta o comandante-geral da PMPR, Jefferson Silva.

“Estabelecer e fortalecer os laços de cooperação internacional entre as unidades especiais da Polícia Militar do Paraná e a Guarda Nacional Republicana de Portugal é um objetivo louvável. Essa colaboração entre as partes abre portas para explorar oportunidades contínuas na área de segurança pública entre os dois países”.

O comandante do batalhão de Rone, major João Roberto Alves, fala desta importância para a unidade e o aperfeiçoamento dos policiais. “É muito positivo ver que a Polícia Militar do Paraná está buscando ativamente trazer novas estratégias de combate ao crime, tecnologias e ferramentas de segurança por meio dessa colaboração internacional. A oportunidade de aprender com a Guarda Nacional Republicana de Portugal certamente oferecerá aos integrantes da Rone uma ampla gama de conhecimentos e experiências que podem ser aplicados no contexto brasileiro, dando para outras forças do país uma oportunidade de aprendizado em cursos com uma das unidades de elite das polícias do Paraná”.

A implementação de novas estratégias, tecnologias e habilidades de treinamento pode contribuir para fortalecer a capacidade da RONE de enfrentar os desafios do crime e manter a ordem pública de forma eficaz.

Participaram da visita major João Roberto Alves Galeto Alves, comandante do batalhão de Rone, capitão Arnaldo Luiz Pereira Filho, comandante da 1ª companhia Rone, 1º sargento Emerson Alexandre da Silva, policial do batalhão Rone e os cabos Jhonatan de Souza Campos, Raony Rethka Gonçalves, ambos do batalhão Rone.