Polícia Penal expõe trabalhos e equipamentos na 51º ExpoParanavaí 13/03/2023 - 16:12

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) participou da 51º ExpoParanavaí, entre os dias 03 e 12 de março, na região noroeste do Paraná. Estima-se que cerca de 10 mil pessoas visitaram o stand da Polícia.
O objetivo da participação, que contou com um stand próprio, foi enaltecer o trabalho da instituição e de seus servidores nas unidades prisionais da região, além de possibilitar a interação e proximidade com a comunidade e levar conhecimentos da área de segurança pública aos cidadãos.
Durante a feira, os policiais apresentaram o trabalho operacional diário nas penitenciárias e cadeias públicas, as escoltas e a equipe de operações aéreas (drones). Objetos feitos por pessoas privadas de liberdade (PPL’s) dentro das penitenciárias foram expostos na feira, como confecções, artesanatos e artefatos de concreto. Além disso, o Setor de Operações Especiais (SOE) expôs equipamentos utilizados na intervenção prisional, armamentos e também demonstrou o serviço realizado pelos cães policiais da região.
O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, ressalta que a participação da PPPR em eventos que possibilitem proximidade com a comunidade é importante para que a população conheça, de modo conceitual e prático, o que a Polícia Penal faz.
“Além de cuidarmos da segurança pública do Paraná, mantendo os apenados de forma segura, também fazemos um trabalho social e econômico através da ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Porque, por meio do estudo e do trabalho resgatamos indivíduos que irão contribuir com o desenvolvimento do estado futuramente, voltando como algo positivo à sociedade”, afirmou.
“A ExpoParanavaí é uma feira conceituada no noroeste do estado, então foi de relevância a Polícia Penal ter adquirido um stand próprio para expor nossos trabalhos, equipamentos e materiais produzidos dentro do sistema prisional. Foram dias muito produtivos, com mais de dez mil pessoas que puderam conhecer e esclarecer dúvidas sobre a função do policiamento prisional”, disse o coordenador regional de Maringá, Julio Cesar Franco.
O stand da Polícia Penal contou com a participação da Casa de Custódia de Maringá, Penitenciária Estadual de Maringá, Colônia Penal Agrícola de Maringá, setores administrativos e cadeias públicas, além dos grupos operacionais SOE, a equipe de cães do Setor de Operações Táticas (SOT) e Monitoramento Eletrônico.
Ainda teve a visita do Vice-Governador do Estado, Darci Piana, do Diretor-geral da PPPR, Osvaldo Messias Machado, do coordenador regional Julio Cesar Franco e do chefe do SOE, Cesar Augusto de Souza Pessoa.